Só não vê quem não quer: o modo como as pessoas se comunicam hoje em dia é quase que inteiramente pelo WhatsApp, tanto para conversas casuais quanto para negócios. Quando citamos este último, de imediato, já pensamos em uma ferramenta que tem ganhado cada vez mais espaço: o WhatsApp Business.
Visto como uma extensão do WhatsApp tradicional, esta ferramenta tem disponibilizado inúmeras funcionalidades para contribuir com o aumento das vendas de vários tipos de negócios, o que tem feito com que sua fama aumente consideravelmente. E com razão.
Então, que tal conhecer o potencial de vendas que existe por trás do WhatsApp Business? Continue lendo até o final e descubra.
O que é o WhatsApp Business?
Trata-se de um aplicativo gratuito que tem como objetivo ajudar empresas que desejam ter uma comunicação mais rápida, barata e confiável com o consumidor.
Também chamado de “WhatsApp para negócios”, ele foi desenvolvido especialmente para ser um novo canal de comunicação entre uma marca e seus clientes, facilitando a interação e reunindo diversas ferramentas que o WhatsApp comum não possui. Tudo isso utilizando a mesma interface e segurança que já estamos habituados.
Principais funcionalidades do WhatsApp Business
Por mais que não tenha tanto tempo de existência, o WhatsApp Business já conta com funções bem interessantes e que merecem ser exploradas. Vamos conhecer algumas?
· Permite a criação de um perfil empresarial: depois de criá-lo, o perfil será verificado pelo aplicativo e dará a possibilidade da empresa inserir informações que facilitem a vida do cliente, como a localização, área de atuação, telefone, horário de atendimento e site.
· É possível enviar mensagens automáticas: esta é uma das funcionalidades mais interessantes oferecidas pelo WhatsApp Business. Com ela, é possível programar mensagens automáticas que serão disparadas quando o cliente entrar em contato ou em um horário predeterminado.
· Permite a segmentação da lista de contatos: o WhatsApp Business oferece etiquetas para que seja possível segmentar os contatos, onde cada uma delas pode ser usada para classificar o consumidor com base na etapa da jornada de compra em que ele esteja.
· Fornece métricas interessantes: por meio delas, é possível medir o resultado da estratégia, como a quantidade de mensagens enviadas, recebidas, lidas, e também ter estatísticas sobre cada cliente.
Aumente suas vendas com WhatsApp Business
Além de ser de fácil utilização, totalmente gratuito e permitir uma relação mais direcionada com o consumidor, o WhatsApp Business também tem capacidade de contribuir para o aumento das vendas do seu negócio.
Abaixo, separamos algumas dicas fundamentais para fazer com que isso aconteça. Confira!
Mantenha o cliente envolvido
Querendo ou não, o consumidor ainda enxerga o WhatsApp como um recurso pessoal que ele utiliza para fazer contato com pessoas próximas. Então, é preciso que sua equipe de atendimento se envolva com o cliente e construa um relacionamento mais próximo, pois só assim ele se sentirá à vontade para visualizar e responder suas mensagens.
Faça com que o número de WhatsApp se torne conhecido
Para isso, divulgue o máximo que puder. Destaque o número de WhatsApp da sua empresa em todos os lugares que o consumidor pode ter contato, como site, materiais impressos, nas lojas e onde mais sua marca for divulgada.
Saiba aproveitar os recursos das listas de transmissão
As listas de transmissão funcionam de forma muito semelhante aos grupos de WhatsApp, a diferença é que as mensagens são enviadas de forma individual, sem obrigar o cliente a ficar em um grupo com pessoas que ele desconheça. Você pode criar listas com até 256 contatos, o que facilitará bastante na hora de enviar uma mesma comunicação a um número maior de pessoas.
Tenha um número exclusivo
Para transparecer uma imagem mais profissional, não misture seu número pessoal com o número da sua empresa. O ideal é ter um apenas para assuntos comerciais, pois isso proporcionará mais organização às abordagens feitas pelos seus atendentes.
Forneça um bom atendimento
Atender o consumidor com excelência é um fator determinante para fechar uma venda. Aproveite a praticidade oferecida pelo WhatsApp Business e esteja sempre preparado para proporcionar uma experiência de compra surpreendente.
Faça um cronograma de mensagens
Por meio de um cronograma você saberá como abordar seus clientes de um jeito mais estratégico, tendo a chance de falar sobre seus produtos/serviços de um jeito que não seja maçante e incômodo. Procure variar sua forma de se comunicar, optando por imagens, vídeos e gifs, por exemplo.
Utilize gatilhos mentais para estimular a compra
Quando entrar em contato, procure aplicar gatilhos como o de escassez, razão, reciprocidade, curiosidade, urgência e outros. O intuito é estimular o subconsciente do consumidor para fazer com que ele opte pelo seu produto com mais facilidade.
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Procure enviar conteúdos interessantes
Por mais que seu objetivo seja vender, priorize momentos para enviar conteúdos que não sejam focados apenas nisso, pelo menos não de um jeito óbvio. O ideal é abordar assuntos que interessem o consumidor para mantê-lo sempre próximo, além de aumentar o desejo de comprar algo seu.
Sistema de atendimento via WhatsApp
Outra das vantagens de ter um WhatsApp Business é que ele permite montar uma estrutura de atendimento usando o aplicativo de mensageria.
Ou seja, é possível fazer o atendimento a seus clientes através do WhatsApp. É claro que ele ainda possui suas limitações, mas que podem ser contornadas utilizando um WhatsApp omnichannel.
Mas como assim?
Bem simples. Para utilizar todo o potencial do seu sistema de atendimento via WhatsApp sua empresa pode contar com a ajuda de uma plataforma omnichannel. Porém, é importante procurar plataformas licenciadas para o uso do WhatsApp.
Com isso, é possível fazer o atendimento por WhatsApp automatizado, além de permitir a implementação de chatbots para fazer o atendimento de vários clientes.
Quais são as vantagens de usar o omnichannel com o WhatsApp?
Ao combinar o seu atendimento multicanal, que são os vários canais diferentes de atendimento que a sua empresa tem, é possível integrá-los para facilitar a sua gestão e também o atendimento.
Essa integração é o que chamamos de omnichannel.
E isso também vale para o WhatsApp, já que como um canal de atendimento, ele também pode ser integrado em sua plataforma omnichannel para otimizar todas as comunicações entre seus clientes e seus canais.
Dessa forma, o seu chatbot pode, por exemplo, começar o atendimento no WhatsApp e depois encaminhar o atendimento para a área competente. É claro que o WhatsApp omnichannel também permite que a ferramenta seja usada para muito mais do que só atender solicitações.
Afinal, você já sabe que o WhatsApp é um ótimo canal para fazer vendas e envio de informações, mas ele também serve para cobranças, por exemplo.
Atendimento WhatsApp automatizado
Você já leu acima sobre como é possível automatizar o atendimento pelo WhatsApp. Isso é muito importante, porque evita que seus clientes esperem ou fiquem em filas esperando para serem atendidos.
Assim, seus clientes têm uma experiência melhor de atendimento, já que é mais ágil e eles não perdem tempo. Porém, mesmo focando não deixar filas, é importante prezar pela qualidade do atendimento sempre.
Excelência no atendimento via WhatsApp
Segundo uma pesquisa da American Express, cerca de 60% dos consumidores já desistiram de uma compra devido ao mau atendimento.
Ou seja, não importa se sua empresa usa as melhores ferramentas ou os canais certos, mas não proporciona uma experiência de alta qualidade que encante seus clientes.
Por isso, é importante além de investir em soluções atendimento via WhatsApp automatizado ou ainda evitar filas se o atendimento em si não soluciona os problemas dos seus clientes.
A excelência no atendimento é fundamental para fidelizar clientes e não perdê-los para a concorrência devido a uma experiência ruim.
Agora que você já sabe tudo isso, chegou a hora de saber como fazer para transformar o seu WhatsApp em uma máquina de vendas.
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