Sofia, atendente virtual personificada com a Inteligência Artificial (IA)

Publicado por ASC Brazil | 7 de maio de 2019 | Destaque,Inteligência Artificial

Todos nós precisamos lidar com o atendimento ao cliente no momento de uma compra ou para solucionar problemas de produtos e serviços. O aumento da insatisfação do cliente com atendimento, torna necessário que as empresas inovem e façam a experiência do cliente mais agradável. Melhorar a satisfação do cliente remete a uma equipe de suporte altamente treinada. Quando você começa a usar Inteligência Artificial (IA) surge a oportunidade para melhorar os serviços ao cliente a um custo reduzido com agentes virtuais.

De acordo com pesquisas que são divulgadas o tempo todo, sobre a satisfação dos clientes em relação ao atendimento, em média 85% dos clientes recorrem ao atendimento através de vários canais, sendo que a maioria apontou que estavam insatisfeitos com a experiência de atendimento ao cliente. São relatados diversos motivos: atendimento grosseiro, chamadas que caem, chamadas que não completam, consultas sendo ignoradas, não solução do problema, e etc. Adicionado a esses desafios, os clientes atuais estão mais informados e atualizados enquanto perguntam sobre produtos e/ou serviços que desejam comprar.

Portanto, existe uma necessidade de mercado que é melhorar a experiência do cliente. E melhorar essa experiência significa maiores custos em termos de recrutamento, treinamento e retenção da equipe de suporte ao cliente. O desafio é ter essa melhora, mas com um aumento insignificante no custo, e é aí que entra a Inteligência Artificial. Desta forma você poderá melhorar o atendimento ao cliente com custo reduzido e atendimento ágil com atendentes virtuais, como a Sofia por exemplo. Falaremos mais sobre ela.

Quem ou o que é um agente virtual?

Um agente, ou atendente virtual (VA) é um chatbot que usa um personagem virtual conversacional gerado por computador, animado e artificialmente inteligente, que desempenha o papel de agente de atendimento ao cliente. Esse personagem virtual fornece uma maneira única, interativa e pessoal para os usuários obterem respostas e assistência.

A tecnologia de processamento de linguagem natural incorporada em um agente virtual permite não apenas entender as palavras, mas também a intenção do cliente.

Cada conversa pode ser capturada, analisada e agregada para fornecer insights em tempo real. O agente virtual se torna mais inteligente ao longo do tempo, aprendendo com as interações passadas e atuais de agentes ao vivo, e outros engajamentos que acontecem em seus canais digitais para otimizar constantemente o comportamento e melhorar a precisão das respostas.

Vamos falar sobre a Sofia? A nova atendente virtual da ASC.

Nós da ASC tivemos muita cautela ao desenvolver a Sofia. Inicialmente, sua criação tem como propósito atender o público externo na área de Suporte e Comercial, tanto nos mercados B2B quanto B2C, para atendimento ao cliente, atração de novos leads, oportunidades e finalmente clientes ativos para as empresas.

Paralelamente, a Sofia possui um propósito de também solucionar questões dos clientes internos (funcionários), por exemplo auxiliando na área de Recursos Humanos (vale alimentação, convênio médico, seguro de vida, adiantamento salarial, férias, atestado médico, cargos e salários, check-list de admissão, entre outros).

Alguns benefícios que você pode obter em usar um atendente virtual, como a Sofia:

  • Eficiência: pode fornecer soluções rápidas, inteligentes e sem ambiguidade para perguntas complexas, usando conversas naturais sem colocar o cliente em espera.
  • Consistência: a Sofia fornece uma experiência consistente em todos os canais digitais, garantindo assim a qualidade do serviço que os seus clientes esperam.
  • Inteligência: conversa de vendas entre humanos raramente são apenas uma pergunta e uma resposta. A Sofia se baseia no aprendizado de máquina que permite conversas mais inteligentes. Ela aproveita a tecnologia de IA usando uma combinação de aprendizado de máquina e Linguagem Natural, para aprender, entender e acompanhar tudo o que seus clientes fazem. Ela reconhece a intenção da consulta do cliente com alta precisão e personaliza as respostas com base no contexto.
  • Custo: sem custo recorrente em termos de “contratação” ou “treinamento”.
  • Atendimento 24/7: a Sofia responde aos clientes o tempo todo e não apenas durante o horário comercial. Seus clientes e possíveis clientes são indivíduos que buscam respostas a qualquer hora do dia ou noite. Então permita a eles contato com sua empresa sempre que quiserem, todos os dias e a qualquer hora.

Quer ver a Sofia em ação? Confira logo abaixo deste post, no nosso chat. Você poderá interagir com ela e perceber como funcionará seu atendimento ao cliente.

Se você deseja falar diretamente com nossa equipe, a Sofia também poderá te ajudar pelo chat. Se preferir basta clicar em Assista uma Demonstração para falar com o nosso Comercial. 

Quer falar com a ASC?

Sinta-se a vontade para escolher por qual canal quer ser atendido

Comentários

comentarios

Entre em contato

Fique a vontade para entrar em contato e tirar suas dúvidas.


Whatsapp

Clique para utilizar o Whatsapp Web ou cadastre o número no seu telefone:
Abrir Whatsapp Web QR Code

(34) 3257-6000

SMS

Para falar conosco via SMS, adicione aos contatos de seu telefone este número:

(11) 99730-3704

Multicanalidade
Facebook
BotTelegram