Publicado por ASC Brazil | 7 de maio de 2019 | Destaque,Inteligência Artificial
Todos nós precisamos lidar com o atendimento ao cliente no momento de uma compra ou para solucionar problemas de produtos e serviços. O aumento da insatisfação do cliente com atendimento, torna necessário que as empresas inovem e façam a experiência do cliente mais agradável. Melhorar a satisfação do cliente remete a uma equipe de suporte altamente treinada. Quando você começa a usar Inteligência Artificial (IA) surge a oportunidade para melhorar os serviços ao cliente a um custo reduzido com agentes virtuais.
De acordo com pesquisas que são divulgadas o tempo todo, sobre a satisfação dos clientes em relação ao atendimento, em média 85% dos clientes recorrem ao atendimento através de vários canais, sendo que a maioria apontou que estavam insatisfeitos com a experiência de atendimento ao cliente. São relatados diversos motivos: atendimento grosseiro, chamadas que caem, chamadas que não completam, consultas sendo ignoradas, não solução do problema, e etc. Adicionado a esses desafios, os clientes atuais estão mais informados e atualizados enquanto perguntam sobre produtos e/ou serviços que desejam comprar.
Portanto, existe uma necessidade de mercado que é melhorar a experiência do cliente. E melhorar essa experiência significa maiores custos em termos de recrutamento, treinamento e retenção da equipe de suporte ao cliente. O desafio é ter essa melhora, mas com um aumento insignificante no custo, e é aí que entra a Inteligência Artificial. Desta forma você poderá melhorar o atendimento ao cliente com custo reduzido e atendimento ágil com atendentes virtuais, como a Sofia por exemplo. Falaremos mais sobre ela.
Um agente, ou atendente virtual (VA) é um chatbot que usa um personagem virtual conversacional gerado por computador, animado e artificialmente inteligente, que desempenha o papel de agente de atendimento ao cliente. Esse personagem virtual fornece uma maneira única, interativa e pessoal para os usuários obterem respostas e assistência.
A tecnologia de processamento de linguagem natural incorporada em um agente virtual permite não apenas entender as palavras, mas também a intenção do cliente.
Cada conversa pode ser capturada, analisada e agregada para fornecer insights em tempo real. O agente virtual se torna mais inteligente ao longo do tempo, aprendendo com as interações passadas e atuais de agentes ao vivo, e outros engajamentos que acontecem em seus canais digitais para otimizar constantemente o comportamento e melhorar a precisão das respostas.
Nós da ASC tivemos muita cautela ao desenvolver a Sofia. Inicialmente, sua criação tem como propósito atender o público externo na área de Suporte e Comercial, tanto nos mercados B2B quanto B2C, para atendimento ao cliente, atração de novos leads, oportunidades e finalmente clientes ativos para as empresas.
Paralelamente, a Sofia possui um propósito de também solucionar questões dos clientes internos (funcionários), por exemplo auxiliando na área de Recursos Humanos (vale alimentação, convênio médico, seguro de vida, adiantamento salarial, férias, atestado médico, cargos e salários, check-list de admissão, entre outros).
Alguns benefícios que você pode obter em usar um atendente virtual, como a Sofia:
Quer ver a Sofia em ação? Confira logo abaixo deste post, no nosso chat. Você poderá interagir com ela e perceber como funcionará seu atendimento ao cliente.
Se você deseja falar diretamente com nossa equipe, a Sofia também poderá te ajudar pelo chat. Se preferir basta clicar em Assista uma Demonstração para falar com o nosso Comercial.
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