Sistema de atendimento multicanal: como ele beneficia clientes e atendentes

Publicado por Marketing ASC | 18 de fevereiro de 2020 | Atendimento Multicanal,Destaque

Imediatista. Esta é a palavra que melhor define o consumidor atual. Se antes ele aceitava esperar horas para ser atendido, saiba que hoje as coisas já não funcionam bem assim. E o que isso significa? É simples: significa que está passando da hora das empresas adotarem um sistema de atendimento multicanal.

Quer entender mais sobre como um sistema de atendimento multicanal pode facilitar a vida dos seus clientes e, consequentemente, a sua vida e daqueles que trabalham para você?

Continue a leitura!

O consumidor mudou e o atendimento também precisa mudar

Já percebeu que ninguém fica satisfeito com apenas uma opção? Restaurante com apenas um tipo de prato, loja de calçados com apenas um modelo para escolher ou loja de roupas com apenas uma opção de vestido. Seria fácil ou difícil satisfazer um cliente oferecendo apenas o que citamos?

É fato: quanto mais opções, melhor. O consumidor gosta de ter a chance de escolher, e, com o atendimento que está prestes a receber,  não seria diferente. Para ele, ter que ficar procurando por uma empresa é algo que está fora da realidade em que vivemos, já que encontrar informações se tornou algo fácil e rápido graças ao avanço da tecnologia.

O que queremos dizer é: melhor do que sua empresa oferecer apenas um canal de atendimento é optar por ter vários, pois isso permitirá que o contato entre o seu público e seus atendentes seja feito de um jeito muito mais prático e sem complicações.

Afinal de contas, o que significa atendimento multicanal?

Ser uma empresa multicanal nos dias atuais virou uma necessidade, porque esse modelo de atendimento possibilita que os mais diversos tipos de negócios ofereçam aos seus clientes diferentes canais para que possam se comunicar de alguma forma.

Resumidamente, ser multicanal é possibilitar que seu negócio esteja em contato com o consumidor, independente do meio pelo qual ele te procure: chat, e-mail, WhatsApp, telefone, redes sociais, SMS,  presencialmente, dentre outros.

Leia mais: Saiba como o atendimento multicanal aumenta a retenção de clientes (https://www.ascsac.com.br/saiba-como-o-atendimento-multicanal-aumenta-a-retencao-de-clientes-2/)

Como funciona um sistema de atendimento multicanal?

Agora que você já sabe o que significa atendimento multicanal, talvez esteja se perguntando como fazer dele um aliado ao invés de um inimigo, já que quanto maior for a quantidade de canais para administrar, maiores serão as chances de deixar um cliente em espera e, consequentemente, insatisfeito com sua marca.

É justamente aí que entra um sistema de atendimento multicanal. Ele, sim, é um grande aliado do seu negócio e dos seus atendentes. Além de integrar todos os seus canais de atendimento em um único lugar, facilita o trabalho da sua equipe, permitindo que ela atenda o consumidor corretamente.

Temos, então, um ótimo meio para gerenciar todas as solicitações que chegam para sua empresa, garantindo que nenhum contato seja perdido e que todas as dúvidas sejam sanadas.

Os benefícios de adotar um sistema de atendimento multicanal para sua empresa e clientes

Depois de tudo o que mencionamos até aqui, já ficou claro que um sistema de atendimento multicanal é essencial para qualquer tipo de negócio. Entretanto, não pense que as vantagens de adotá-lo param por aí.

Abaixo, confira os principais benefícios para sua empresa e, posteriormente, para seus clientes:

EMPRESA

·      Otimização de tempo: ter acesso a todas as informações sobre os clientes e suas solicitações em uma única plataforma permite que seus atendentes não percam tempo tendo que procurá-las de canal em canal.

·      Redução de custos: por facilitar o acesso às informações, seus colaboradores terão a chance de atender aos clientes simultaneamente, de maneira prática, diminuindo os custos com a contratação de novos atendentes, caso haja aumento da demanda.

·      Relatórios completos: um sistema de atendimento multicanal registra todos os dados das interações entre seus atendentes e o consumidor. Desse modo, é possível analisar as informações obtidas para saber como melhorar suas abordagens.

·      Uso de chatbots: outra possibilidade que um sistema de atendimento multicanal disponibiliza são os chatbots, ferramentas que interagem de forma quase humana com os clientes, tomando como base as palavras que eles escrevem. Isso permite um atendimento mais rápido, sem necessitar que um atendente fique por conta disso.

CLIENTES

·      Aumento da satisfação: ser bem atendido é o mínimo que todo cliente espera. Ao realizar um atendimento rápido e eficaz, a satisfação do seu público aumenta e, consequentemente, ele fica mais próximo da sua empresa, tendo mais chances de indicá-la a outras pessoas.

·      Mais opções de contato: assim como citamos no início, quanto mais opções sua empresa oferecer para atender o cliente, melhor será a experiência dele com você. Assim, ele mesmo decide por qual canal gostará de prosseguir com sua solicitação, de acordo com suas possibilidades.

·      Personalização do atendimento: por garantir que sua empresa tenha acesso a todas as informações sobre o cliente, fica mais fácil atendê-lo sem ter que solicitar novos dados a cada contato. Tudo o que você precisa saber está ali, em um único lugar.

Gostou das inúmeras vantagens que sua empresa terá ao contar com um sistema de atendimento multicanal? Se sim, que tal adotá-lo o quanto antes?

Converse agora com a Sofia, nossa atendente virtual, e tire todas as suas dúvidas. Se preferir, fale conosco pelo nosso atendimento multicanal abaixo.

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