Quer ter mais agilidade no atendimento ao cliente? Adote o uso de bots!

Publicado por ASC Brazil | 21 de outubro de 2019 | Chatbots,Destaque

Atender a todos os clientes com qualidade e agilidade pode ser sim uma tarefa simples. Saiba mais sobre Bots e conheça todos os seus benefícios

Um levantamento realizado pela Gartner apontou que os chatbots serão responsáveis por pelo menos 85% de todas as interações de atendimento ao cliente até 2020. Esse dado revela um fato que está em alta nos últimos tempos: a Inteligência Artificial não se restringe apenas às grandes empresas de tecnologia, e está cada vez mais próxima do consumidor comum. 

Antigamente, era muito comum os consumidores terem receio de buscar o suporte das empresas quando necessário. Hoje, esse cenário está mudando. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box em parceria com a Take mostrou que 70% dos brasileiros estão dispostos a dialogar com corporações por meio de aplicativos como WhatsApp ou Messenger.

Ao investigar mais a fundo diversos perfis de consumidores, o estudo indicou que 40% deles preferem se comunicar por mensagem de texto, 30% escolhem conversar via voz e os 30% restantes preferem ser atendidos pessoalmente.

Com essa mudança na relação entre corporações e consumidores, negócios que apostam em softwares capazes de fazer um atendimento prévio e personalizado podem sair na frente. O uso de bots, além de gerar mais agilidade de atendimento, fornecendo uma experiência positiva para o cliente, implica em vários benefícios para a empresa. 

Abaixo, explicamos o que são os bots e quais são as suas vantagens. Confira!

Afinal, o que são bots?

A palavra bot é o diminutivo de robot, robô em inglês. Assim como robôs, os bots foram criados para executar ações humanas padronizadas e repetitivas. A grande diferença é que eles existem apenas no formato digital.

Devido à sua grande utilidade, essas aplicações de software também são conhecidas como assistentes ou agentes virtuais. 

O Google é muito famoso por utilizar bots para indexar sites em seus resultados. Nessa situação, as aplicações vasculham a internet e avaliam os conteúdos de acordo com diversos critérios estabelecidos pelo Google para então ranquear as páginas.

Mas além disso, os bots também podem ser usados para:

  • Responder visitantes em sites
  • Atender o público nas redes sociais 
  • Monitorar a imagem da sua empresa nas redes sociais através da busca por menções à marca
  • Qualificar leads
  • Analisar estratégias de SEO e outros elementos do marketing de conteúdo
  • E muito mais!

O limite do uso da tecnologia é cada vez menor. Para adotar o bot em seu negócio, use a criatividade. Tudo vai depender de qual é a sua dor para então encontrar uma maneira de fazer a aplicação te ajudar a resolvê-la.

Quais as vantagens de deixar um bot trabalhar por você?

Ao contrário do que muitos pensam, os bots não pretendem substituir completamente os recursos humanos. Seu grande objetivo é auxiliar nas funções consultivas, otimizar processos, e reduzir custos.

A seguir listamos as principais vantagens de adotar os bots no atendimento da sua empresa:

#1: Otimização no atendimento

Você já ligou para uma empresa e teve que ficar horas pendurado no telefone até conseguir falar com alguém? Se você é brasileiro, aposto que sua resposta foi sim. E esse não é o tipo de experiência que você quer passar para o seu cliente, certo?

Com os bots, isso não acontece! Um processo que antes demandava diversas etapas,  pessoas e, em muitos casos, stress, com os robozinhos pode ser otimizado. A chave aqui é agilidade no atendimento! E qualidade, é claro.

O interessante dessa estratégia é que ela pode, inclusive, funcionar 24 horas por dia. Isso porque você não precisará ter pessoas dedicadas exclusivamente para essa função. Com a inteligência artificial, você pode programar os horários e condições de atendimento. O resultado? Respostas em tempo real e um consumidor mais feliz. 

#2: Redução de custos

Uma pesquisa anual realizada pela Juniper estimou que, até 2022, os chatbots serão responsáveis por uma economia de mais de 8 bilhões de dólares anuais. Esse valor não é à toa. 

Com o uso de bots, a empresa pode reduzir os gastos com toda a estrutura que envolve uma área de atendimento. Mão de obra, custo unitário de atendimento, índice de retrabalho, internet e telefone são alguns fatores de exemplo. 

#3: Personalização do atendimento 

Se você deseja encantar o cliente e fornecer à ele um atendimento personalizado, o uso de bots pode ser uma grande sacada.

Em primeiro lugar, essas aplicações são capazes de captar mais dados do consumidor. Com essas informações, é possível direcionar melhor o atendimento e prevenir eventuais problemas.

Um exemplo disso são os chatbots instalados em blogs. Através de um esquema bem pensado de perguntas, eles podem entender a situação do visitante e recomendar os melhores conteúdos para ele. 

#4: Abordagem proativa

Seguindo o exemplo anterior, um visitante pode ou não realizar uma ação em um site. Da mesma forma, um consumidor de conteúdo pode ou não avançar na jornada de compra. Os bots podem ser um fator decisivo para fazer essas pessoas engajarem de fato com a empresa. 

Ao invés de simplesmente esperar o visitante “levantar a mão”, os chatbots podem abordá-los de maneira proativa. Mas isso, é claro, a partir de condições previamente definidas e que não sejam intrusivas demais. Tudo deve ser feito pensando na experiência do usuário.

Bom, agora você já conhece mais sobre o universo dos bots e como eles podem te ajudar a ter mais agilidade no atendimento. Está esperando o que para implementar essa estratégia?

Aproveite a oportunidade e converse com a Sofia, nossa atendente virtual. Ou se preferir fale conosco pelo nosso atendimento multicanal abaixo.

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