Por que a inteligência artificial é o futuro do crescimento?

Publicado por ASC Brazil | 2 de janeiro de 2020 | Destaque,Inteligência Artificial

Alguns especialistas afirmam que até 2035 a economia global crescerá para o dobro do que é hoje, e a causa disso tem um nome: a IA. Pode-se dizer, sem medo de errar, que a IA é o futuro do crescimento. Quem vê algumas das inovações que se desenham atualmente, como carros que se conduzem sozinhos e máquinas capazes de fazer relatórios detalhadíssimos de grandes empresas, não duvida que esses números possam ser verdadeiros.

Isso significa, por outro lado, que investir num futuro com IA é um caminho que não pode ser desprezado por quem quer conquistar o seu lugar ao sol nos próximos anos. Apesar disso, a IA ainda é uma realidade que segue sendo conhecida aos poucos, está envolta em alguns mitos e para muitos é sinônimo de dificuldades à vista.

Nesse artigo vamos abordar alguns pontos relacionados à IA e como as inovações que deverão vir por aí impactarão na gestão da sua marca e influirão nos seus ganhos.

Impactos da IA no trabalho

A expectativa é que a presença da IA permita às empresas utilizar melhor recursos e mão de obra. Com várias etapas do trabalho ficando a cargo das ferramentas, os membros da equipe podem ser realocados para tarefas mais complexas, já que não têm mais que gastar a sua energia com práticas que em geral são vistas como chatas, como preencher formulários e planilhas ou organizar relatórios.

A IA tende quase sempre a funcionar como um complemento das capacidades do ser humano, liberando-os para a inventividade, a inovação e a requalificação. A economia de recursos que normalmente acompanha esse processo pode ser realocada para atender a outros projetos ou mesmo para aperfeiçoar as pessoas e a própria organização do trabalho, o que naturalmente vai trazer benefícios para a empresa.

Pensando além da automação

Como vimos acima, é bem verdade que a IA pode assumir tarefas que impedem que os seres humanos se aperfeiçoem como poderiam, mas é um erro pensar que se trata de uma vantagem que se resume a essa função substitutiva. Não se trata de uma mera transferência de ocupações do homem para a máquina.

O investimento em IA deve ser visto como possibilidade de desenvolver soluções realmente disruptivas, que proponham novas concepções de como realizar e organizar as tarefas. Um rompimento com meios tradicionais e a proposição de novos conceitos significa estar na vanguarda, na liderança, o que sempre traz vantagens positivas. A flexibilidade, inventividade e capacidade de aperfeiçoamento das ferramentas trazem esse potencial. Isso permite a você pensar sempre além.

A formação para a IA

A transição para um contexto onde a IA terá um papel fundamental, impactando nas formas de produzir e até de se relacionar, deverá representar uma grande mudança de concepção. É que a atual base de formação, onde as pessoas são preparadas para aprender a utilizar tecnologia, deve dar lugar a uma visão onde seres humanos e máquinas tenham que trabalhar em sistema de colaboração, isto é, trocando aprendizados e compartilhando experiência.

Isso significa que as vivências das pessoas na prática de atividades poderão ser passadas para as máquinas e ferramentas e, na outra mão, depois de aperfeiçoadas pelos sistemas de IA, ficam disponíveis para servir de aprendizado aos seres humanos, que por sua vez deverão desenvolver novas habilidades, tanto técnicas, como por exemplo projetar sistemas em ferramentas de IA, quanto pessoais, se abrindo mais para a criatividade, as relações interpessoais e aprendendo a trabalhar melhor a inteligência emocional.

A IA no mundo do trabalho

É certo que, desde que as máquinas passaram a ter um papel nos meios produtivos (já se vão mais de dois séculos), o medo de perder colocações no mercado de trabalho passou a ser uma presença habitual. Imagine como fica essa situação diante do advento de uma forma de produção tão revolucionária quanto a IA!

Justamente por isso os formuladores de políticas nesse momento de grandes inovações devem reservar um espaço para trabalhar nos colaboradores uma visão onde o medo de ser substituído não dificulte a dinâmica necessária para que as soluções de IA propiciem sucesso e eficiência.

As saídas que até o momento têm sido pensadas estão relacionadas à ideia de focar nas vantagens que o processo de ascensão da IA poderá desencadear. A possibilidade de desenvolvimento pessoal em alta escala propiciada pela experiência com IA e a satisfação com o trabalho estão entre esses benefícios que podem ser acenados para mobilizar positivamente a energia dos membros de equipes envolvidas com inovação.

Um outro bom caminho para se trabalhar a questão é tentar conduzir a uma compreensão sobre os imensos impactos positivos que a tecnologia de IA poderá ter com respeito a problemas mundiais, como o meio ambiente e melhorias em questões de saúde. É claro que a possibilidade de perdas de postos de trabalho não desaparecerá com essa estratégia, mas são maneiras de demonstrar que, mais do que diante de questões referentes a carreiras ou sucesso profissional, o advento da IA eleva os colaboradores a papéis de importância global, com impactos muito relevantes para o futuro.

Um processo intensivo de inovação

Um dos aspectos que mais têm criado expectativas nos estudiosos dos fenômenos da tecnologia é o efeito altamente impulsionador que a IA tende a ter, influenciando os vários setores em cadeia. Em outras palavras, a dependência que vários tipos de produção mantêm uns com os outros faz com que um processo de inovação a partir de IA desencadeado por um dos setores tenha o efeito de impulsionar o uso e a criatividade de vários ramos daquela cadeia. O resultado disso é uma explosão de inovação e novas formas de produzir e criar.

Um bom exemplo de como isso pode ocorrer são os automóveis conduzidos por IA que se tornam uma realidade cada vez mais concreta. Os dados que serão capturados pela máquina no desempenho da tarefa permitirão um conhecimento tão mais amplo do dia a dia daquela atividade que provavelmente vão servir de base para a concepção de novos serviços e produtos que poderão ser projetados para aperfeiçoar o desempenho das máquinas e melhorar as condições de vida das pessoas.

Adaptação à cultura da IA

Os recursos que a IA está disponibilizando para praticamente todas as atividades humanas podem trazer algumas implicações éticas, com suas consequências no campo das leis e do direito. Por exemplo, suponhamos um programa social que se baseie nas conclusões oriundas da captação de dados por meio de IA. Há a possibilidade de que certos setores questionem a abordagem da máquina, entendendo suas conclusões como preconceituosas ou tendentes a certos grupos mais do que a outros.

Como conduzir uma discordância que poderá, por exemplo, parar nos tribunais? Como contestar dados e cálculos que tenham sido feitos através da IA, que foi aceita pela coletividade como confiável? Da mesma forma um médico que tenha tratado sem sucesso um paciente, e que tenha se baseado ao longo do tratamento em etapas realizadas por ferramentas de IA, poderia ser responsabilizado? São perguntas que vão sendo pouco a pouco trazidas ao horizonte nos dias de hoje, à medida que a tecnologia de IA avança. Isso significa que vários códigos de ética, assim como legislações e regulamentos, terão que ser revisados e atualizados. Novos padrões de procedimento terão que ser compostos para que as atividades provenientes de IA se enquadrem nas expectativas e valores humanos, que afinal são a finalidade das inovações tecnológicas.

O que a IA poderá significar em termos de economia

As expectativas com relação ao crescimento econômico propiciado pelo avanço da IA são as melhores possíveis. Para se ter uma ideia podemos citar um estudo desenvolvido pela Accenture, uma das mais importantes empresas de consultoria do mundo.

Segundo seus analistas, os benefícios que a tecnologia de IA poderá propiciar pelos próximos 15 anos podem representar um aumento de lucratividade na faixa de 40%, o que representaria em cifras algo em torno de 14 trilhões de dólares injetados na economia mundial.

Um dos setores que seriam mais profundamente impactados pelas inovações provenientes de IA é o de manufaturas, já que a IA acena com um nível sem precedentes de produtividade, eficiência e com poucas perdas de produtos por defeitos ou falhas na produção. Mas outros setores, como saúde, finanças e comunicação, também deverão se beneficiar largamente das inovações e das novas perspectivas que serão abertas. Devemos assim entender o impacto da IA na produção de riqueza, não como uma fase apenas, mas como uma revolução.

Conclusão

Na realidade, a redução dos custos de produção tem sido o caminho adotado pelas mais importantes corporações para obter lucratividade, isso numa economia global que tem esbarrado em muitos fatores que a têm impedido de crescer. Isso faz da IA e do seu enorme impacto nos meios de produção o centro do crescimento econômico, pois cada vez mais as empresas vão ter de investir em meios mais eficientes de produção e para concretizar isso parece não haver outro caminho que a IA.

Afinal, ela não é apenas fruto da inovação, mas o motor de uma série de processos que deverão culminar em mais inovação. Algo que deverá impactar sobretudo os seres humanos, que ficarão por um lado distantes de certas atividades que sempre desempenharam, mas deverão dispor de muito tempo e condições de desenvolver o pensamento crítico, apostar no próprio aperfeiçoamento e assim propor novas criações, destinadas a aumentar riquezas, solucionar problemas e melhorar a vida das pessoas. É assim que a IA será o futuro do crescimento.

Aproveite e leia também o nosso artigo sobre o impacto da IA na geração de leads clicando aqui.

Converse com a Sofia, nossa atendente virtual. Ou se preferir fale conosco pelo nosso atendimento multicanal abaixo.

Quer falar com a ASC?

Sinta-se a vontade para escolher por qual canal quer ser atendido

Comentários

comentarios

Entre em contato

Fique a vontade para entrar em contato e tirar suas dúvidas.


Whatsapp

Clique para utilizar o Whatsapp Web ou cadastre o número no seu telefone:
Abrir Whatsapp Web QR Code

(11) 3514-9600

SMS

Para falar conosco via SMS, adicione aos contatos de seu telefone este número:

(11) 99730-3704

Multicanalidade
Facebook
BotTelegram