Inteligência Artificial: como ela otimiza a experiência do cliente

Publicado por Marketing ASC | 9 de março de 2020 | Chatbots,Inteligência Artificial

Sabemos que a Inteligência Artificial (IA) tem inúmeras funcionalidades. Entretanto, hoje queremos focar em uma específica, que lida principalmente com a experiência do cliente. Afinal de contas, estamos falando de uma tecnologia que está inteiramente ligada às experiências que nós, seres humanos, temos ao lidarmos com máquinas inteligentes e robôs de atendimento.

Por mais que seu conceito seja bastante amplo, quando pensamos na experiência do cliente podemos dizer que a IA é uma inovação capaz de compreender o comportamento humano com base em contatos anteriores, formando um compilado de dados relevantes para que uma empresa tenha mais eficácia ao atender um cliente. Tudo isso é feito por meio de softwares.

Quer um exemplo? A Netflix usa Inteligência Artificial para entender as preferências de seus usuários e ter maior embasamento na hora de recomendar filmes, documentários e séries. O mesmo acontece com o Spotify, que sugere músicas e podcasts de acordo com o estilo do ouvinte.

Seguindo essa mesma linha, temos o YouTube, que consegue transcrever áudios e gerar legendas em 10 idiomas para os vídeos hospedados em sua plataforma. Além disso, empresas como Uber, Samsung, Google e Volkswagen estão até mesmo desenvolvendo e testando veículos que têm capacidade de dirigir sozinhos.

Resumidamente, esses avanços apenas reforçam o que já está nítido o bastante: a Inteligência Artificial é mais do que uma tendência. Na verdade, é uma tecnologia com um potencial surpreendente para transformar ambientes, sociedades e negócios que buscam otimizar a experiência de seus clientes.

Para deixar ainda mais claro em sua mente o que estamos dizendo, confira abaixo alguns benefícios proporcionados pela Inteligência Artificial!

Otimiza o processo, seja ele qual for

O consumidor moderno procura por um processo de atendimento que seja simples e eficiente. Pensando nisso, a Inteligência Artificial possibilita que os sistemas de atendimento aprendam sobre o cliente e disponibilizem informações relevantes de um jeito mais fácil, evitando que ele fique horas procurando por algo que poderia já estar ali.

Além disso, com base nas tendências aprendidas sobre o comportamento de outros clientes similares, a equipe de atendimento poderá prestar um serviço bem mais eficaz, aumentando a satisfação do consumidor.

Transforma a experiência do cliente

O que meu cliente quer? Provavelmente, esta pergunta aparece com frequência em seus questionamentos, ainda mais agora que estamos vivendo na Era do Cliente, em que sanar seus desejos e proporcionar uma boa experiência vem antes de lucrar com a venda de um produto ou serviço.

Por meio da Inteligência Artificial, a experiência do cliente passa por uma profunda transformação. Dois exemplos que podemos citar são: 

  • o cliente pode interagir por textos, sem ter que fazer uma ligações o que torna sua experiência mais rápida e prática;
  • e o cliente pode ter acesso a vários canais de contato em uma única plataforma, o que facilita sua vida e proporciona uma experiência mais agradável.

Possibilita a personalização do atendimento

Além de querer eficiência e rapidez no atendimento, o consumidor moderno também quer se sentir único. A Inteligência Artificial pode ajudar bastante nisso, na medida em que fornece as informações e análises de dados para que o sistema de atendimento da empresa antecipe necessidades e sugira o produto/serviço certo na hora certa.

Basicamente, um sistema de atendimento dotado de Inteligência Artificial funciona assim: enquanto diferentes solicitações são feitas a cada segundo, diversas alternativas são criadas no segundo seguinte para resolver as demandas de forma personalizada. Tudo isso de um jeito bem mais rápido, simples e ágil se comparado a um atendimento humano, por exemplo. 

Desta forma, as chances de agradar o cliente e proporcionar uma boa experiência são muito maiores.

Reduz custos

Outra vantagem da Inteligência Artificial é a redução de custos, e isso é possível graças ao ganho em eficiência que ela também proporciona.

Uma demanda pode crescer e isso não atrapalhará em nada o atendimento ao cliente, pois a IA não realiza um atendimento por vez, mas soluciona diversas solicitações ao mesmo tempo. Isso permite que sua equipe de atendimento foque naqueles problemas mais difíceis de resolver e que precisam de personalização e maior cuidado.

Oferece total disponibilidade para atender

Por meio da Inteligência Artificial, os canais de comunicação ficam disponíveis 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana. Mesmo se você não estiver presente, o seu cliente será atendido e, provavelmente, terá seu problema solucionado de forma eficaz.

Essa disponibilidade constante é muito positiva para uma marca. Afinal de contas, até mesmo quando você não tiver tempo para responder às solicitações dos clientes, eles não sairão prejudicados. Isso fará com que o consumidor se sinta auxiliado a qualquer momento, melhorando a percepção que ele tem sobre sua empresa.

Automatiza o atendimento por meio de chatbots

Os chatbots podem ser definidos como softwares com capacidade de conversar com o consumidor por meio da troca de mensagens. Sabe aquela “janelinha” que sobe com alguém pronto para te atender quando você entra em um site? Isso é um chatbot. Ele também pode ser usado diretamente nas redes sociais de uma empresa.

Esse robô auxilia no atendimento ao cliente, pois conversa com o usuário e entende o que ele está precisando com base nas frases e palavras-chave que forem trocadas. Por meio da análise dessas informações, esclarece dúvidas e fornece dados para garantir a boa experiência do cliente. E, caso não consiga ajudar, o robô redireciona o atendimento para o setor responsável.

Leia também: Chatbot para WhatsApp: saiba como vender mais e melhorar o atendimento

Conheça a Sofia, nossa atendente virtual

Dentro desta última vantagem, um ótimo exemplo que podemos citar é a Sofia, nossa atendente virtual. Ela capta, por meio das mensagens que recebe, informações valiosas para fornecer as melhores respostas aos questionamentos das pessoas que acessam nosso site.

Esse tipo de recurso também está disponível aos clientes ASC SAC, permitindo que criem seu próprio robô de atendimento. Por meio da Inteligência Artificial, o robô aprenderá com os usuários e facilitará bastante o processo de atendimento ao cliente, garantindo uma melhor experiência.

Ficou interessado e quer saber mais? A Sofia está aqui para te ajudar. Troque uma ideia com ela e veja como isso funciona na prática.


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