Entenda o que é o marketing multicanal e veja como sua marca pode crescer com essa estratégia

Publicado por ASC Brazil | 16 de setembro de 2019 | Atendimento Multicanal,Destaque

Já que iremos falar de marketing multicanal, vamos começarparodiando uma conhecida canção brasileira: “o marketing de sua marca deve ir aonde o cliente está”. Essa máxima da ciência do marketing se torna ainda mais relevante depois que os meios tecnológicos chegaram pra ficar nas vendas. Isso significa que os tempos de um marketing voltado para uma única forma de fazer negócios já se foram. É o que atesta uma pesquisa da Harvard Business Review, que afirma que mais de 70% das pessoas utilizam vários canais na hora de interagir com as marcas de sua preferência.

Assim, a ordem agora é buscar a comunicação com os clientes através de vários canais diferentes, envolvendo o on-line, o off-line, o marketing direto, o atendimento físico, enfim, explorar todas as possibilidades de sua marca estar em contato com o potencial comprador.

Nesse artigo vamos apresentar pra você um panorama de como fazer a sua marca bombar utilizando as estratégias do marketing multicanal. Para complementar o seu entendimento leia também  “O que é o varejo multicanal e como utilizá-lo para ter sucesso com a sua marca”.

1. Defina seu público alvo

Um dos primeiros passos que você deve dar é ter em mente quem é seu cliente, isto é, qual o perfil daquele que pode vir a prestigiar a sua marca, que estratégia é a mais adequada para que você o conquiste e que meta é possível alcançar com ele.

Há algumas maneiras de fazer isso empregadas pelo marketing. Uma delas é recorrer a pesquisas de mercado, que municiem os gestores de marca de informações como situação demográfica, faixa etária, hábitos, gostos, poder aquisitivo etc.

É muito importante que esses dados sejam os mais detalhados possível, o que implica dizer que você deve ter um cuidado todo especial com o modo de conhecer o cliente, ficando atento a itens como entrevistadores, elaboração de formulários, feedbacks etc.

Uma outra boa forma para conhecer e definir um público alvo é utilizar a técnica de “personas”, segundo a qual sua equipe idealiza uma espécie de “cliente ficcional”, que representa aquele cliente dos seus sonhos.

Mesmo sendo algo hipotético, as personas devem ser construídas a partir de dados reais e sólidos, obtidos através de pesquisas de conhecimento do mercado e análise dos perfis de seus compradores “de verdade”. A vantagem dessa técnica é que, no final das contas, ela oferece uma certa garantia de que você estará direcionando seu marketing para pessoas que realmente possam vir a ser seus clientes.

2. Seja criterioso na seleção de seus canais

As muitas opções de canais podem fazer com que você ache que vale a pena investir em vários deles ou, por que não, em todos. Em vez de cair nessa tentação, é muito mais inteligente e proveitoso dedicar o seu tempo e capacidade analisando os canais que podem realmente resultar em oportunidades reais.

As experiências das empresas já mostraram que nem todos os canais são adequados a sua marca, mesmo que pareça mais eficiente ou preferido pelo cliente. Vejamos então alguns exemplos de canais que podem se encaixar na sua marca.

Publicidade pela internet

Uma das estratégias mais empregadas, possivelmente por alcançar um número potencialmente grande de clientes. O anúncio pode aparecer em vários formatos diferentes, como banners ou pop-ups, espalhados por sites que apresentem afinidade com seu produto ou sua marca ou então em veículos de grande circulação, como páginas de jornais e revistas conhecidas.

Apesar de resultados satisfatórios em boa parte dos casos, a publicidade na internet tem um perfil quantitativo, isto é, pode atingir um universo muito grande de clientes potenciais, mas não é tão eficiente enquanto uma estratégia de marketing mais aguda, que chegue com força no cliente que esteja mais dentro do perfil da marca ou do produto.

SEO

Outra boa alternativa é a Otimização para Mecanismos de Pesquisa, conhecida como SEO. Trata-se de um conjunto de regras de marketing, que trabalha com resultados orgânicos no objetivo de aumentar o tráfego no seu site. Uma das vantagens é que a navegação pelo seu site se torna bem mais fácil e rápida, permitindo resultados bem melhores.

O SEO tem o efeito de otimizar os mecanismos de busca, fazendo com que o seu site seja encontrado com muito mais facilidade, mobilizando uma grande quantidade de clientes em potencial. Sem esse recurso sua marca tende a ser superada pelos concorrentes que investiram nessa estratégia, já que serão achados com muito mais facilidade na grande rede.

Influencers

Um canal que tem ganho força e apresentado bons resultados é o marketing de influenciadores. Nessa modalidade, procura-se aproveitar a popularidade e a ascendência de pessoas conhecidas e com grande capacidade de formar opinião entre seus seguidores em redes sociais. A sua marca é assim exposta a partir de engajamentos ou de atividades planejadas, como conversas ou entrevistas.

É lógico que se trata de uma estratégia que apresenta custos já que trabalha com capitais digitais que não são alcançados com facilidade. Por isso, é necessário analisar com muito cuidado se um investimento em marketing de influenciadores é o melhor canal pra sua marca ou, em outros termos, se é satisfatório no quesito custo-benefício.

3. Mantenha coerência na gestão de sua marca

É muito importante que, ao elaborar a campanha multicanal da sua marca, haja identidade entre os vários canais em que você resolveu empregar. O cliente deve ter a clara percepção de que está interagindo com sua marca, mesmo que o processo de uma venda avance ora por um canal, ora por outro.

Cores, logos, design, inclusive de detalhes, como botões e caixas de diálogo, devem manter essa identidade visual e sonora em todos os canais. Se o cliente tiver alguma incerteza quanto a isso, ou seja, se achar que jogou conversa fora, por exemplo, num chat, e agora vai ter que repetir tudo num papo com um vendedor num aplicativo de mensagens, ele tenderá a achar o processo muito complexo e certamente estará mais próximo de não levar o “namoro” adiante.

Essa questão da coerência entre multicanais é justificada por pesquisas que revelam alguns pontos importantes, como o que diz a consultoria Walker Info, segundo a qual até 2020 a experiência do cliente – o que tem tudo a ver com o uso multicanal de sua marca – vai ter mais impacto como distintivo de uma marca até do que o preço ou o próprio produto.

4. Use de forma proveitosa as ferramentas que estão no mercado

Várias ferramentas ao alcance mesmo de marcas menos estruturadas podem fazer a diferença na hora de pôr em prática uma estratégia de marketing multicanal. Uma bastante usada é a SWOT, destinada a realizar análises de cenários.

Com ela é possível dispor de um panorama das oportunidades que a sua marca tem para investir – incluindo o desempenho e os perfis adequados aos canais –, bem como dos fatores de ameaça a sua performance, o que pode ser preponderante na hora de decidir pela manutenção ou substituição de uma estratégia.

Outra boa opção é explorar uma ferramenta CRM (sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente), fundamental para oferecer aos gestores de marca uma visão global sobre o universo de clientes e os perfis nos quais se incluem. Com ela é possível ter informações sobre os canais que os clientes estão utilizando e também aqueles que são os preferidos dos segmentos que podem vir a prestigiar a sua marca.

Uma boa opção dentro desse segmento é utilizar um CRM que possa realizar análises preditivas, mostrando, por exemplo, quais canais tiveram melhor desempenho no passado e como podem performar futuramente. Pra completar, o ideal é que essa ferramenta opere praticamente em tempo real, ou seja, os gestores de marca possam ter acesso a análises e relatórios em qualquer momento, permitindo a tomada de decisões com a rapidez que às vezes é fundamental para determinar um sucesso na estratégia.

Outra boa notícia é que várias dessas ferramentas podem ser usadas de forma gratuita, o que pode reduzir inclusive os seus gastos com tecnologia de gestão de vendas e permitir que marcas menos estruturadas aumentem seu desempenho, abocanhando fatias do mercado talvez inesperadas, mas sempre bem-vindas!

Conclusão

Para concluir esse artigo, vamos pensar em números! Muitas pesquisas têm sido feitas, revelando dados que mostram o potencial cada vez mais promissor do marketing multicanal e consequentemente como é importante que você se habitue a pensar as estratégias para sua marca, a partir da tendência do uso de multicanais.

Por exemplo o site Business 2 Community, especializado em cenários de negócios, revela que as marcas que têm procurado abordar o cliente dentro de uma visão de multicanais podem chegar a uma taxa de retenção de lealdade em torno de 89% contra apenas 33% daquelas marcas que ainda não se aventuraram nas estratégias desse tipo.

Além de estar seguindo uma tendência de mercado, baseada na realidade, ou seja, naquilo que realmente tem orientado as ações do cliente na hora de uma compra, sua marca vai estar diante de um universo de oportunidades muito grande – talvez maior do que se possa pensar – ao trilhar o caminho do marketing multicanal. Afinal, seguindo uma máxima presente em qualquer segmento de negócios, os números não costumam mentir!

Se você quiser entender como a retenção de clientes pode ser fundamental para o seu negócio clique aqui. Caso você queira saber o que motiva as pessoas a comprarem a sua marca, acesse esse link. Deseja ver todas as etapas até a compra? Leia como os consumidores compram em um ambiente omnichannel. Almeja criar uma experiência perfeita para o cliente em todos os canais de comunicação possíveis? Acesse esse artigo sobre Marketing omnichannel. Agora se tem como objetivo conhecer melhor os momentos de interação entre os clientes e sua empresa veja nosso artigo sobre o mapa de jornada dos clientes omnichannel.

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