Confira porque é importante trabalhar com chatbot para melhorar o atendimento ao cliente

Publicado por ASC Brazil | 10 de junho de 2019 | Chatbots,Destaque

Como proprietário de uma empresa, você provavelmente está ciente de quão vital é o atendimento ao cliente. No entanto, pode ser difícil acompanhar as crescentes demandas, especialmente quando você tem um milhão de outras coisas para fazer todos os dias.

Felizmente, existem maneiras de automatizar partes do processo. Por exemplo, mais e mais empresas estão optando por adicionar chatbots aos seus sites. Esses assistentes virtuais são projetados para manter seus clientes satisfeitos, e implementar uma maneira de ajudá-lo a fornecer um serviço eficiente com pouco esforço necessário.

Por que o chatbots pode ser uma valiosa ferramenta de atendimento ao cliente?

É justo dizer que todo negócio on-line fornece atendimento ao cliente de um tipo ou outro. Infelizmente, nem toda empresa oferece atendimento ao cliente de qualidade. Todos nós recebemos respostas apressadas ou inúteis e sabemos o quão frustrantes elas podem ser.

Esse tipo de abordagem vai marcar a caixa de atendimento ao cliente, mas é improvável que você consiga impressionar seu público. Por outro lado, um bom serviço pode aumentar a probabilidade de seus clientes deixarem críticas positivas. Talvez o mais importante, estudos mostraram que as pessoas  gastam 20% a 40% mais com empresas que frequentemente se envolvem com seus clientes.

No entanto, as demandas dos clientes estão frequentemente se tornando mais complexas e urgentes. O tempo e os recursos necessários podem dificultar o atendimento desses requisitos. Por esse motivo, muitas empresas estão recorrendo agora às ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para obter ajuda.

A IA pode assumir muitas formas, embora os chatbots sejam particularmente populares. Estes são assistentes virtuais programados para atender às necessidades de seus clientes. Os chatbots geralmente são divididos em duas categorias – ‘basic’ e ‘Natural Language Processing (NLP)’.

Os chatbots básicos só podem lidar com consultas simples, respondendo com respostas pré-programadas. Os chatbots de NLP são mais inteligentes e podem processar solicitações bastante complexas. Esse tipo de chatbot também é capaz de sair do script durante a comunicação e resolver uma variedade maior de problemas.

Qualquer tipo de chatbot pode ajudá-lo a automatizar partes do processo de atendimento ao cliente. Eles estão sempre disponíveis para lidar com as consultas dos clientes e podem ser programados para manter um amplo conhecimento de seus produtos. Portanto, você estará mais bem equipado para manter seus clientes satisfeitos, não importando a extensão de suas demandas.

3 maneiras de usar o chatbots para melhorar o atendimento ao cliente

Felizmente, existem várias maneiras de introduzir um chatbot em sua estratégia de atendimento ao cliente existente. 

1. Lidar com consultas do cliente em minutos

Como mencionamos anteriormente, os clientes esperam respostas rápidas para suas perguntas e comentários. Na verdade, 60% dos usuários esperam uma resposta dentro de uma hora após entrar em contato com uma empresa. Além disso, é provável que gastem mais com empresas que se comunicam prontamente.

O uso de IA para atender a essa necessidade é mais comum do que você poderia esperar. Um relatório recente descobriu que mais de 90% das marcas usam chatbots para fornecer atendimento ao cliente. Chatbots são capazes de operar 24/7 sem a necessidade de pausas, o que significa que nenhuma solicitação de suporte será ignorada.

Além disso, o fato de os chatbots serem programados com dados sobre sua empresa garante que eles já tenham todas as informações necessárias para lidar com os clientes. Eles não precisarão procurar respostas, da mesma forma que os funcionários humanos reduziriam os tempos de serviço e os custos operacionais.

2. Fornecer recomendações de produtos de alta qualidade

Os chatbots também podem ser usados ​​para orientar as decisões que seus clientes tomam, e os itens que eles compram. Como tal, mais e mais marcas estão agora programando suas IAs para atuar como assistentes de loja virtual. 

O chatbot irá então encontrar produtos que se correlacionam com as escolhas do usuário e apresentá-los (junto com imagens e links relevantes). Se os usuários acharem que um produto foi selecionado apenas para eles, é mais provável que eles comprem o produto.

3. Envolva os usuários de uma maneira única

Tradicionalmente, o atendimento ao cliente era fornecido por telefone ou via e-mail. Esta abordagem não é tão popular entre os consumidores nos dias de hoje, muitos agora preferem uma alternativa mais envolvente. Os chatbots são uma maneira útil de manter os usuários interessados ​​em sua marca.

O atendimento ao cliente é uma parte essencial de qualquer negócio bem-sucedido, mas pode ser demorado. É por isso que os chatbots são muito úteis, já que podem fornecer suporte imediato. Isso deve manter seus clientes mais felizes e economizar tempo e recursos da sua empresa.

Nesta postagem, exploramos três maneiras de usar os chatbots para melhorar seu atendimento ao cliente:

  1. Lide com consultas complexas de clientes em minutos.
  2. Forneça recomendações personalizadas de produtos para aumentar as conversões.
  3. Envolva os usuários de uma maneira mais exclusiva.

Você tem mais alguma dúvida sobre o uso de chatbots? 

Conheça nossa Atendente Virtual, a Sofia.

Quer falar com a ASC?

Sinta-se a vontade para escolher por qual canal quer ser atendido

Comentários

comentarios

Entre em contato

Fique a vontade para entrar em contato e tirar suas dúvidas.


Whatsapp

Clique para utilizar o Whatsapp Web ou cadastre o número no seu telefone:
Abrir Whatsapp Web QR Code

(11) 3514-9600

SMS

Para falar conosco via SMS, adicione aos contatos de seu telefone este número:

(11) 99730-3704

Multicanalidade
Facebook
BotTelegram