Compreendendo a experiência do cliente: a inteligência artificial pode ser a solução

Publicado por ASC Brazil | 23 de abril de 2019 | Destaque,Experiência do Usuário

À medida que o comércio eletrônico (e o varejo em geral) se tornam cada vez mais global e competitivo, os líderes de negócios entendem que a tecnologia pode ser uma ferramenta valiosa para se reconectar com os consumidores. Para dar aos seus clientes o que eles querem é quase inalcançável se não ligado à inteligência artificial.

A análise da experiência do cliente (CX) precisa de um upgrade da IA?

Em um nível básico, os clientes não vão comprar ou comprar de uma empresa se não tiverem uma boa experiência do cliente (completa de ponta a ponta). Mas a experiência do cliente pode ser incrivelmente complicada, envolvendo tudo, desde o apelo visual do produto até a maneira como um representante de atendimento ao cliente orienta um problema técnico. Assim, cria-se um enorme obstáculo para as empresas, pois elas precisam analisar as nuances e tomar decisões informadas no nível executivo e impactar positivamente o usuário final. 

As plataformas de experiência do cliente baseada em nuvem precisam que sejam a primeira etapa da empresa alimentada, por usar análises prescritas para ajudar as empresas a entender exatamente tudo o que os dados não estruturados podem ajudar na compreensão na Experiência do Cliente, e desta forma acabar com o jogo de adivinhação. Isso porque você trabalha analisando os dados da Jornada do cliente, ficando muito mais fácil oferecer a ele uma experiência completa e satisfatória. Em um mundo altamente conectado e orientado à dados, você precisa acompanhar cada vez mais o valor da sua marca em relação aos seus consumidores. Então talvez surge a pergunta: como as marcas devem priorizar esses problemas? Com base no ROI previsto na solução de cada um, e por sua vez, fornecer mais resultados para os líderes de negócios do que seus concorrentes.

Resposta consistente com base nos resultados da IA ​​pode levar à confiança e fidelidade à marca

A análise baseada em IA sobre a experiência do cliente é obviamente importante para garantir que as empresas possam responder a questões imediatas dentro das operações. Mas como o mercado se adapta constantemente e os consumidores mudam suas preferências, o poder real da plataforma é a longo prazo. Como a plataforma permite que as empresas respondam adequadamente aos problemas do consumidor ao longo do tempo (quaisquer que sejam esses problemas), os clientes provavelmente acabarão se sentindo como se estivessem se envolvendo com os negócios com os quais estão se envolvendo. E quando os clientes podem prever o que uma empresa vai fazer ou como a empresa responderá a preocupações ou consultas, eles estão mais dispostos a confiar nesse negócio. Uma vez que a empresa tem a confiança do consumidor, a lealdade à marca se torna mais fácil de alcançar. E mais lealdade à marca é igual a estabilidade.

No contexto mais amplo, analisar a experiência do cliente com a IA dessa forma tem um tremendo potencial para influenciar positivamente a condição econômica geral de qualquer região que a emprega.

O futuro = crescimento e satisfação

À medida que a tecnologia melhora e o crescimento do comércio eletrônico continua, as plataformas de IA provavelmente se tornarão ainda mais comuns. Portanto, aprenda a esperar um serviço excepcional e aceite que as decepções se tornem raras com a AI. A maneira antiga de tratar os clientes é oficialmente uma coisa do passado.

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