Chatbots como uma ferramenta de autoatendimento para pequenas empresas

Publicado por ASC Brazil | 21 de maio de 2018 | Chatbots

No artigo anterior explicamos as vantagens e benefícios do autoatendimento na melhor experiência para o seu cliente, e isto não é uma realidade apenas para grandes empresas ou áreas de suporte ao cliente, pequenos negócios também podem usar autoatendimento para apoiar seus clientes e os chatbots, é uma excelente ferramenta neste caso.

Há apenas uma vantagem competitiva que sua empresa tem quando começa – uma ótima experiência para o cliente. Uma das maneiras mais eficazes de criá-lo é implementando um portal de autoatendimento, que não só reduzirá o número de e-mails e chamadas desnecessárias, mas também liberará o recurso mais valioso de uma pequena empresa: a equipe, e lhes permitirá responder a consultas de clientes que realmente exigem atenção humana.

A necessidade de velocidade e agilidade

Atualmente, os clientes querem que seus problemas sejam resolvidos rapidamente. O tempo de resposta do agente está sendo apontado como o fator mais importante na experiência do cliente.

Assistentes virtuais (chatbots) podem reduzir significativamente o custo do suporte ao cliente. Ele usa a tecnologia para lidar com as dúvidas mais frequentes dos clientes e fornecer aos clientes informações relevantes. Ele pode oferecer uma sensação mais personalizada se comparado às seções de FAQ do site estático. Algumas marcas criam avatares que animam a “conversa”. A evolução dos chatbots e o fato de que os fornecedores de chats começaram a dar acesso a sua API significa que as empresas podem se comunicar diretamente através das plataformas que usam diariamente, como o Facebook por exemplo.

Outras ferramentas amplamente usadas que impedem a criação de tickets de suporte são as FAQs dinâmicas. Eles aproveitam o recurso de pesquisa semântica em vez de simplesmente listar todas as perguntas e respostas possíveis. Quando um cliente faz perguntas, ele as leva diretamente para a página de origem e exibe exatamente o que eles procuravam. A forma da questão não importa. Pesquisas mostram uma série de resoluções de perguntas de clientes de até 87%.

É muito importante manter a seção de FAQs atualizada. Melhoria contínua da base de conhecimento é uma obrigação e não é uma tarefa fácil.

Instruções de texto passo a passo são uma ótima maneira de montar uma wiki, mas são uma péssima ideia se o cliente tiver problemas para usar seu aplicativo ou produto. Um termo: “imagem vale mais que mil palavras” descreve bem a ideia. Gravar e compartilhar webcasts com os clientes é uma ótima maneira de ganhar sua confiança.

Não se esqueça de otimizar seu conteúdo de suporte para todos os canais possíveis!

A demanda do consumidor é a maior responsável pela tecnologia chatbot ocorrer no suporte ao cliente. Nós sabemos que as pessoas não querem conversar com os representantes de suporte hoje em dia, elas querem soluções práticas, rápidas e muitas vezes imediatas. Os clientes querem ter a possibilidade de tomar suas próprias decisões para resolver suas questões através do canal que preferirem.

Os clientes de hoje estão prontos para o autoatendimento. Quando seu suporte de autoatendimento é construído corretamente, ele reduz o número de chamadas e e-mails recebidos e aprimora a experiência geral do cliente.

Nós da ASC SAC entendemos bem a realidade das pequenas empresas e de como elas podem obter soluções de atendimento utilizando chatbot para resolver as questões dos seus clientes, confira agora mesmo uma demonstração da nossa plataforma, clique no botão abaixo e tire todas as suas dúvidas.

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