As diferenças entre marketing multicanal e omnichannel

Publicado por ASC Brazil | 5 de fevereiro de 2019 | Atendimento Multicanal,Destaque,Omnichannel

Com a nova tecnologia e a evolução das estratégias no cenário atual de marketing, surge uma nova onda de terminologia com a qual os profissionais de marketing precisam se familiarizar. Duas definições que imediatamente vêm à mente são marketing multicanal e marketing omnichannel.

O marketing omnichannel e multicanal são duas estratégias de marketing distintas e separadas, embora ambas se concentrem no uso de múltiplos canais para alcançar consumidores em potenciais consumidores.

Qual é a diferença entre multicanal e omnichannel?

As linhas são muito tênues, e o debate tão frequente, que preferimos comparar os dois primeiros. Em seu núcleo, não parece haver muita diferença. Mas veja suas definições por exemplo:

Marketing Multicanal

O marketing multicanal refere-se à capacidade de interagir com clientes em potencial em várias plataformas. Um canal pode ser um anúncio de contato, um local de varejo, um site, um evento promocional, um pacote de produtos ou boca a boca.

Marketing Omnichannel

Omnichannel refere-se à abordagem de vendas multicanal que fornece ao cliente uma experiência de compra integrada. O cliente pode fazer compras on-line a partir de um computador ou dispositivo móvel, por telefone ou em uma loja convencional, e a experiência será perfeita.

À primeira vista, parece que o objetivo de cada abordagem é interagir com os consumidores por meio de uma variedade de canais diferentes, mas embora os termos possam parecer sutilmente diferentes, os verdadeiros significados e as estratégias resultantes levam as empresas a percorrer dois caminhos distintos.

4 Diferenças Importantes entre o Marketing Multicanal e Omnichannel

Para explicar melhor a singularidade das estratégias de marketing multicanal e omnichannel, podemos nos concentrar em quatro diferenças principais.

1.      Canal vs. Cliente

A abordagem multicanal apenas visa divulgar a palavra através do número máximo possível de canais. O marketing multicanal consiste em lançar a rede mais ampla para obter o máximo de engajamento com o cliente, quanto mais melhor. Empresas que utilizam a estratégia multicanal estão adotando dois ou mais canais para engajar seus consumidores os mais populares são mídias sociais e e-mail.

Por outro lado, a abordagem omnichannel inter-relaciona todos os canais para interagir com os clientes como um todo holístico, para garantir que eles tenham uma maravilhosa experiência geral com a marca em todos os canais. O foco está na construção de um relacionamento mais forte entre os consumidores e a marca.

Na verdade, empresas com estratégias bem definidas de experiência do usuário em omnichannel obtêm um aumento ano a ano de 91% na taxa de retenção de clientes, em comparação com organizações sem programas omnichannel.

2.      Consistência vs. Engajamento

O foco do Omnichannel na experiência do cliente traz a segunda diferença fundamental entre as estratégias: consistência. As empresas Omnichannel são diligentes em garantir que seus clientes recebam a mesma experiência e mensagens através de cada canal.

A imagem de uma marca e uma mensagem consistentes garantem um maior senso de familiaridade e relacionamento com a marca. Os profissionais de marketing que implementam uma estratégia de marketing omnichannel devem garantir que todos os departamentos internos estejam a bordo e sintonizados com as mensagens. Por exemplo, RP, sucesso do cliente, mídia social e equipes de vendas, todos devem estar retratando essa mensagem consistente para garantir que a implementação da estratégia seja bem-sucedida.

3.      Esforço vs. Sem Esforço

Outra prioridade do marketing omnichannel, é entender como eliminar o esforço da experiência do cliente. Há uma tendência a considerar os muitos canais disponíveis para se conectar com os consumidores hoje, simplesmente como mais opções a serem usadas. Isso é mais uma abordagem multicanal. O Omnichannel envolve o uso de dados para entender onde existe o esforço na experiência do cliente e como remover, em vez de adicionar, o esforço.

O marketing omnichannel quer promover uma experiência de compra sem esforço para os consumidores.

4.      Otimização

Nós estabelecemos que muitos dos nossos clientes e empresas no mercado mais amplo, alavancam os esforços de marketing multicanal. Além disso, cada vez mais clientes e empresas têm tentado trabalhar nesses canais de maneira mais produtiva, para permitir um comércio efetivo e mensurável, independente dos canais em si.

Essa sensação de trabalhar com mais eficiência e otimizar o uso de cada canal atende à abordagem omnichannel. O marketing Omnichannel tem tudo a ver com a experiência individualizada e consistente do cliente.

O resultado é que o marketing omnichannel e multicanal são duas estratégias exclusivas que visam atingir os consumidores e potenciais consumidores, alavancando vários canais. Os profissionais de marketing devem fazer a mudança para se concentrar nos esforços omnichannel, a fim de aumentar a retenção de clientes e, por sua vez, a receita.

Quer falar com a ASC?

Sinta-se a vontade para escolher por qual canal quer ser atendido

Comentários

comentarios

Entre em contato

Fique a vontade para entrar em contato e tirar suas dúvidas.


Whatsapp

Clique para utilizar o Whatsapp Web ou cadastre o número no seu telefone:
Abrir Whatsapp Web QR Code

(11) 3514-9600

SMS

Para falar conosco via SMS, adicione aos contatos de seu telefone este número:

(11) 99730-3704

Multicanalidade
Facebook
BotTelegram