Além do SAC: o cliente mudou e o atendimento também

Publicado por Marketing ASC | 26 de fevereiro de 2020 | Atendimento Multicanal,Destaque,Geral

Sabemos que o consumidor muda o tempo todo e, com os avanços da tecnologia e do marketing, essas mudanças estão cada vez mais perceptíveis. Por esse motivo, o atendimento ao consumidor (SAC) também precisou se atualizar.

Quer saber o que mudou em relação ao atendimento oferecido ao cliente no passado comparado com o que é hoje? Continue lendo para descobrir!

O consumidor evoluiu e exigiu que tudo evoluísse junto

Antes, quando a concorrência existia, mas não era tão forte como é hoje, as pessoas aceitavam receber um atendimento mediano, pois o objetivo era conseguir um produto ou serviço, mesmo que o processo para que isso acontecesse nem sempre fosse agradável.

Obviamente, as coisas mudaram. A concorrência aumentou e as empresas começaram a perceber a necessidade de oferecer um bom atendimento para não perder espaço de mercado. Consequentemente, o público passou a enxergar a importância que tinha, ou melhor, ainda tem.

O que isso resultou? Um cenário onde o poder passou das mãos das empresas para as mãos do cliente, fazendo com que ele passasse a ditar as regras na hora de receber atendimento para adquirir um produto ou serviço.

Este novo consumidor tem nome: o chamamos de consumidor 4.0.

Conheça o consumidor 4.0 e saiba como se relacionar com ele

Bem informado, crítico, ativo e conectado. Estas são algumas palavras que definem bem o consumidor 4.0. Por ter domínio da tecnologia e dos diferentes canais de comunicação que existem por aí, ele está sempre antenado e disposto a fazer buscas em vários sites de vendas até encontrar o que deseja.

Mas não é só o meio virtual que ele domina. O consumidor 4.0 é aquele que passeia com tranquilidade entre o mundo online e offline em busca de produtos que sejam capazes de satisfazer com excelência as suas necessidades.

Usa bastante redes sociais como Facebook, Instagram e apps de lojas. Por isso, para se relacionar com ele é preciso que sua empresa esteja, antes de tudo, conectada. Isso porque esse é o melhor caminho para estar mais próximo de um consumidor que vê a internet como uma facilitadora, além de ser um lugar onde ele encontra todas as informações que precisa para comprar com segurança.

Resumidamente, o consumidor 4.0 não abre mão da multicanalidade. Ele entra em contato com sua empresa por onde for mais fácil para ele e por esse motivo o seu negócio precisa se adaptar para fornecer um ótimo atendimento do início ao pós-venda caso queira fidelizá-lo.

Leia mais: A importância do pós-venda para a fidelização de clientes (https://www.ascsac.com.br/a-importancia-do-pos-venda-para-a-fidelizacao-de-clientes/)

Do 1 ao 4: a evolução do SAC

O consumidor mudou, disso já sabemos. O que algumas pessoas ainda não sabem, ou não perceberam, é que o SAC de várias empresas também precisou mudar para que elas não ficassem para trás.

Hoje, sabemos que muitas já colocam em prática o SAC 4.0, mas você sabe como era antes dele? Confira como os avanços tecnológicos foram imprescindíveis para evoluir o modo como as marcas atendiam seus clientes no passado.

·      SAC 1.0

Surgiu na década de 90 e, como a concorrência não era dinâmica quanto é atualmente, o que o cliente pensava não era tão levado a sério pelas empresas. Por saberem disso, os consumidores não eram exigentes.

·      SAC 2.0

Novas tecnologias surgiram e a concorrência aumentou, fazendo com que a autoridade dos clientes sobre as marcas finalmente aparecesse, mesmo que de um jeito ainda tímido. Foi assim que se tornou fundamental a implantação de diferentes canais de atendimento com o intuito de facilitar a comunicação entre os consumidores e as marcas.

·      SAC 3.0

Com  a chegada das redes sociais e o avanço da automação dos processos, as empresas se viram na obrigação de melhorar, novamente, o serviço de atendimento ao consumidor. Por meio desse novo SAC, ficou mais fácil se atentar à satisfação do cliente para disponibilizar um serviço correspondente às suas necessidades.

·      SAC 4.0

É o SAC que mais vai de encontro aos anseios do consumidor. O cliente ficou mais próximo de todo o processo de compra e as empresas que aderiram a ele tiveram a chance de melhorar a experiência e o relacionamento com seu público.

O SAC 4.0 e a tecnologia

Em razão de seus avanços e inúmeras possibilidades que oferece, a tecnologia é uma grande aliada de qualquer modalidade de negócio. E quando pensamos em atendimento ao cliente, é notável o quanto essa parceria proporciona ainda mais resultados.

Hoje, para que o SAC 4.0 seja colocado em prática com excelência, o mais recomendado é a utilização de um sistema de atendimento multicanal (link do blog post 1), pois ele garante que todos os seus canais de atendimento sejam gerenciados com facilidade e de forma integrada.

Obviamente, isso só é possível hoje graças à tecnologia, que além de contribuir para que o consumidor enxergue sua real importância em um processo de compra, também disponibiliza diversas plataformas que facilitam o bom atendimento desse novo consumidor.

Você já ouviu falar sobre a plataforma ASC SAC? Trata-se de uma excelente opção para a concretização do SAC 4.0, pois conta com uma abordagem multicanal que permite um atendimento diferenciado em todas as etapas da venda.

Quer saber mais sobre as vantagens de contar com uma ferramenta desse nível? Aproveite a oportunidade e converse com a Sofia, nossa atendente virtual. Se preferir, fale conosco pelo nosso atendimento multicanal abaixo.


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