A importância do pós-venda para a fidelização de clientes

Publicado por Marketing ASC | 21 de janeiro de 2020 | Experiência do Usuário,Geral

Parabéns, a venda foi concluída com sucesso! Mas, e agora? Será mesmo que o relacionamento entre sua empresa e o cliente terminou só porque o objetivo de vender um produto ou serviço para ele foi alcançado? De imediato, já te garantimos que não. Na verdade, é justamente aí que o verdadeiro trabalho começa. Hoje, falaremos sobre um tema que deveria ser uma das maiores preocupações de todas as empresas: o pós-venda

Quando realizado da maneira certa, ele é o grande responsável por contribuir para que suas vendas aumentem e continuem acontecendo, garantindo resultados satisfatórios que refletem não somente na lucratividade, mas em todo o negócio.

Quer entender mais sobre a importância do pós-venda para fidelizar mais clientes? Embarque na leitura deste texto com a gente e esclareça, de uma vez por todas, suas principais dúvidas sobre o tema.

Você sabe o que é pós-venda?

Para começo de conversa, responda: o significado de pós-venda está claro o bastante na sua mente? Se a resposta for sim, ótimo. Se não, aqui vai um breve resumo que pode te ajudar a refrescar a memória: o pós-venda pode ser entendido como uma parte – extremamente importante – de atendimento ao cliente que reúne as principais estratégias para que a experiência após a compra de um produto ou serviço seja a melhor de todas.

O intuito, nesta fase da venda, é manter um relacionamento duradouro com os clientes, reforçando que o objetivo da sua empresa é fidelizá-lo para que ele se torne um consumidor assíduo da sua marca, e não apenas lucrar com uma única venda realizada para ele.

Então, não se engane. Assim como mencionamos no início do texto, fechar uma venda não é sinal de que a sua meta foi atingida. Pelo contrário, é apenas o início de um longo trabalho para que o relacionamento entre você e seus clientes seja duradouro.

Os benefícios de contar com uma estratégia de pós-venda satisfatória

Só de ler até aqui é possível perceber o quanto o montante de vendas concluídas não significa, necessariamente, o sucesso de um negócio, certo?

Um bom empreendedor que se preze, leva em conta muito além de apenas obter bons lucros: ele fica de olho para saber se o serviço foi bem prestado, se existe alguma melhoria a ser feita no processo de vendas e se os colaboradores estão engajados o bastante para prestar um suporte de qualidade após a compra.

Ao tomar estas atitudes, os benefícios a serem conquistados por você e sua empresa são diversos. Confira três deles abaixo:

1. Aumenta a retenção de clientes: sabemos que existem campanhas de marketing encantadoras o suficiente para atrair novos consumidores para sua marca, mas o que fazer com aqueles que já compram de você?

A resposta para isso já é bem clara, pois realizar um pós-venda de qualidade garante a satisfação dos seus clientes, fazendo com que eles comprem, por preferência, cada vez mais de você.

2. Melhora a experiência do cliente: a qualquer momento, durante ou após concluir uma negociação, seu cliente pode se sentir insatisfeito com o seu atendimento, mesmo que seja por um pequeno deslize. Então, o esforço feito pela sua equipe de vendas pode ir por água abaixo em um piscar de olhos.

Com um pós-venda eficiente, sua marca garante que os consumidores estão saindo satisfeitos com o atendimento prestado. Dar essa atenção ao cliente, mesmo após a venda, cria em sua mente uma imagem positiva de que sua empresa realmente se preocupa com ele.

3. Seu negócio se destaca quando comparado aos demais: contar com uma boa estratégia de pós-venda é o melhor caminho para quem quer se destacar em mercados cada vez mais competitivos. Seja qual for o seu ramo de atuação, você sabe bem o quanto o consumidor é capaz de optar pelo seu concorrente caso não esteja satisfeito.

Por isso, lembre-se sempre: ao fazer um trabalho bem feito, o seu cliente não apenas compra de você, mas te indica para aqueles que estão próximos a ele.

Dicas fáceis de como fidelizar mais clientes por meio do pós-venda

Entendeu sobre a importância do pós-venda para a fidelização de clientes e quer melhorar a maneira como ele é executado no seu negócio? Então, confira algumas dicas fáceis, porém muito valiosas, que te ajudarão a conquistar o seu objetivo.

  • Mantenha contato com o cliente e mostre preocupação em relação à qualidade do atendimento que ele recebe;
  • Adote um programa de fidelidade para aproximar e valorizar aqueles clientes que sempre compram de você;
  • Envie mensagens para informar sobre lançamentos e promoções, ou até mesmo prepare uma condição exclusiva para quem já é seu cliente;
  • Em datas especiais, como aniversários e épocas sazonais do ano, envie presentes simbólicos para demonstrar o quanto sua empresa se preocupa com o público.

Leia também: 5 dicas para fornecer a melhor experiência ao seu cliente em relação a sua marca

A tecnologia como principal aliada do pós-venda

Poderíamos mencionar, no tópico anterior, como usar a tecnologia a favor do seu pós-venda, mas estamos falando de uma aliada tão grande que decidimos reservar este último tópico apenas para ela.

A tecnologia, graças aos seus avanços notáveis, tem possibilitado que todos os tipos de negócios façam um pós-venda que realmente impacte o cliente, independentemente de qual for o canal. Por meio dela, sua empresa tem acesso a ferramentas que otimizam o atendimento ao cliente por integrar todos os seus canais de atendimento em um único lugar.

Pode parecer banal, mas não é. Facilitar a vida da sua equipe ao disponibilizar uma ferramenta que unifica todos os canais de atendimento da sua empresa é permitir que ela faça um atendimento excepcional o tempo todo, garantindo a satisfação do seu cliente desde o primeiro contato até o pós-venda.

A plataforma ASC SAC, por exemplo, é uma excelente opção para a fidelização de clientes, pois conta com uma abordagem multicanal que possibilita uma experiência muito mais agradável a todo eles.

Quer saber mais sobre as vantagens de contar com uma ferramenta desse nível? Aproveite a oportunidade e converse com a Sofia, nossa atendente virtual. Se preferir, fale conosco pelo nosso atendimento multicanal abaixo.


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