A importância da análise de dados para atendimento ao cliente

Publicado por Marketing ASC | 26 de fevereiro de 2020 | Experiência do Usuário,Geral

Se realizar atendimentos de qualidade é essencial para uma empresa, saiba que fazer uma análise de dados sobre esses atendimentos é ainda mais, pois essa estratégia é responsável por fornecer as informações necessárias para tomadas de decisões eficientes.

Para facilitar seu entendimento, o nosso objetivo com este post é bem simples: explicar a importância da análise de dados para melhorar o atendimento que sua empresa presta aos clientes, além de apontar algumas vantagens que você terá com essa prática no seu negócio.

Ficou interessado no assunto? Continue a leitura e descubra mais!

Análise de dados: por que ela é tão importante?

Imagine a seguinte situação: em uma empresa, a qualidade do volume de vendas caíram consideravelmente, provocando no gestor de vendas a sensação de que o produto/serviço vendido precisava passar por melhorias. 

Sem pesquisas, sem análise de dados, ou qualquer outra atitude para verificar qual era o real problema que fez com que as vendas tivessem caído, segundo o gestor, bastava modificar o produto para resolver a situação. Tudo baseado em pura intuição.

Como resultado, recursos foram desperdiçados, o produto/serviço foi modificado, e ao perceber que as coisas continuavam exatamente iguais, uma análise de dados mais detalhada foi feita e identificou que o problema, na verdade, estava no atendimento ao cliente. Bastaria que a empresa entendesse as falhas que estavam acontecendo durante o atendimento para saná-las. Só isso.

Basicamente, o que queremos dizer é que a importância da análise de dados gira em torno de dar informações reais à uma empresa para que ela saiba como agir de forma eficiente diante de algum problema em vez de gastar seus para resolvê-lo sem ter ideia sobre qual é sua causa.

Vantagens da análise de dados para o atendimento ao cliente

Que a análise de dados é extremamente importante, você já percebeu. Agora, chegou a hora de conhecer as principais vantagens que sua empresa pode obter ao adotar essa estratégia para melhorar o atendimento ao cliente. Confira abaixo.

·      Ficará mais fácil prever o comportamento dos seus clientes

Com a análise de dados você tem acesso a alguns parâmetros que norteiam o modo como seus clientes se comportam, facilitando seu entendimento sobre eles.

Com base nos dados coletados, sua equipe de vendas poderá identificar novos modos de consumo em relação ao seu produto ou serviço, isso possibilita o uso dessas informações como argumento de venda para atrair mais clientes.

·   Será possível identificar quais são as dores e necessidades do seu público

Ao realizar a análise de dados acerca do atendimento prestado, sua equipe conseguirá entender com mais facilidade o que o seu público busca.

Com base nisso, o atendimento será feito de forma próxima e personalizada, tornando o fechamento da venda ainda mais fácil, além de contribuir para a satisfação do cliente.

·      A segmentação de clientes poderá ser implantada

Sabemos que uma empresa pode ter diversos tipos de público. Pensando nisso, é fundamental que você tenha uma estratégia para impactar cada um dos seus para evitar perdê-los.

Por meio da análise de dados, sua empresa conhecerá as necessidades de cada público que tem, podendo segmentá-las com base em suas semelhanças para adotar estratégias que supram as expectativas de todos os seus clientes.

·      A experiência do consumidor será aperfeiçoada

A análise de dados também possibilita o entendimento dos hábitos e comportamentos do consumidor, permitindo que seus atendentes tenham uma abordagem muito mais eficaz.

Ao acompanhar o cliente em sua jornada de compra e esclarecer todos os seus questionamentos da maneira certa, as chances de fidelizá-lo são ainda maiores.

Basicamente, a análise de dados proporciona o conhecimento que sua empresa precisa ter para atuar de modo mais estratégico e oferecer um atendimento que vai além das expectativas.

Leia também: Além do SAC: o cliente mudou e o atendimento também

E a tecnologia?

Se você acompanha o nosso blog, deve ter percebido o quanto frisamos a importância da tecnologia para qualquer segmento de negócio. Atuando como uma grande aliada, ela fornece ferramentas para facilitar ainda mais a análise de dados e melhorar o atendimento ao cliente.

Atualmente, existem no mercado alguns sistemas eficazes que geram relatórios com base nos dados obtidos a partir dos atendimentos e que são capazes de ajudar os gestores a tomarem decisões mais assertivas.

Como exemplo, podemos citar ASC SAC, que é uma excelente opção para quem é empreendedor e tem interesse em ter uma visão 360º sobre o cliente para proporcionar uma experiência de atendimento inovadora.

Curtiu este texto? Deixe sua opinião sobre ele nos comentários e compartilhe conosco a sua percepção sobre a importância da análise de dados para o atendimento ao cliente.

Aproveite a oportunidade e converse com a Sofia, nossa atendente virtual. Se preferir, fale conosco pelo nosso atendimento multicanal abaixo.

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