7 dicas para um bom atendimento via WhatsApp e redes sociais

Publicado por Marketing ASC | 26 de fevereiro de 2020 | Atendimento Multicanal,Experiência do Usuário

Quando o intuito é prestar um bom atendimento ao cliente, provavelmente o WhatsApp não é a primeira opção que vêm à cabeça e isso acontece porque muitas pessoas ainda estão focadas apenas no Facebook. Entretanto, não se engane: o atendimento via WhatsApp é tão eficiente quanto o realizado pelas redes sociais.

Para você ter uma ideia, desde 2018 a plataforma é considerada como o aplicativo mais utilizado no mundo. São 1,5 bilhão de usuários ativos todos os meses, número expressivo que reforça o quanto o aplicativo, aliado às redes sociais, também pode ser um excelente canal para se comunicar com o cliente.

Ainda tem dúvidas? No decorrer deste texto, te provaremos que realizar atendimento via WhatsApp pode trazer excelentes resultados para o seu negócio e também daremos ótimas dicas para que você explore ainda mais o atendimento realizado pelas redes sociais.

Leia também: Chatbot para WhatsApp: saiba como vender mais e melhorar o atendimento

A importância de prestar um bom atendimento

Se uma pessoa entrou em contato com a sua empresa para tirar uma dúvida ou adquirir um produto, ela obviamente espera ser bem atendida. Afinal de contas, já não estamos mais na época em que o consumidor focava mais no recebimento do produto do que nos meios para consegui-lo.

As pessoas não querem mais comprar apenas produtos ou serviços. Na verdade, esperam receber uma boa experiência atrelada à compra daquilo que desejam. Por isso, ao oferecer um atendimento excelente, sua empresa estará em sintonia com a expectativa que o consumidor tem de receber um tratamento especial e intuitivo.

Resumidamente, ao atender com qualidade o seu negócio só tem a ganhar. Obviamente, o seu cliente também.  

WhatsApp e redes sociais: é hora de marcar presença

Agora que já falamos sobre a importância de prestar um bom atendimento, chegou a hora de entender um pouco mais sobre porque é importante que a sua empresa marque presença nesses dois canais de comunicação importantíssimos: o WhatsApp e as redes sociais.

Atualmente, a maioria das marcas já têm presença online. Aquelas que ainda não reconhecem a relevância que a internet possui para impulsionar as vendas de um negócio estão, provavelmente, perdendo clientes, espaço de mercado e, consequentemente, dinheiro.

Com base nisso, talvez você esteja se perguntando como usar o WhatsApp e as redes sociais para prestar um bom atendimento e aumentar as suas vendas. É justamente sobre isso que falaremos no próximo tópico.

Dicas para um bom atendimento via WhatsApp e redes sociais

Vamos imaginar que as redes sociais de uma marca estão às moscas e os responsáveis por ela nunca nem mesmo cogitaram utilizar o WhatsApp para facilitar o contato com os clientes. O que tem de errado nisso? Bem, podemos dizer que: tudo.

Esses dois canais são excelentes ferramentas para facilitar o contato entre a marca e o consumidor e as vantagens que essa aproximação oferece para uma empresa são diversas.

Abaixo, separamos 7 dicas valiosas caso você queira melhorar o seu atendimento via WhatsApp e redes sociais.

1.    Treine sua equipe de atendimento

De nada adianta estar presente no meio digital se sua equipe não está preparada para lidar com o público. Então, antes de atender, saiba como atender.

2.    Defina um modo criativo de abordar seus clientes

Atender com cordialidade é o mínimo que qualquer empresa deve fazer. Entretanto, definir um jeito diferente de falar com o consumidor é algo que nem todas as empresas fazem. Adote essa estratégia para se diferenciar do seu concorrente, pois o cliente perceberá a diferença.

3.    Seja reconhecido independentemente do canal

Acredite, a padronização de identidade visual é muito importante tanto nas redes sociais quanto no WhatsApp. Para não confundir o seu cliente, adote a mesma linguagem e imagem em todos os meios, digitais ou não.

4.    Atender com rapidez é essencial

O consumidor atual é aquele que não gosta de esperar. O atendimento precisa ser ágil, sem enrolações e eficaz. Lembre-se: não basta apenas atender com rapidez, você também precisa resolver o problema do seu cliente com a mesma agilidade.

5.    Dê uma chance para o WhatsApp Business

Depois de conhecer o WhatsApp Business e suas funcionalidades, vai ser difícil deixá-lo de lado. Desenvolvido para facilitar a sua vida e o atendimento que você presta aos seus clientes, a conta comercial ainda permite a categorização dos contatos para otimizar suas abordagens. Mas cuidado: nada de passar dos limites ao ser insistente demais ou desligado demais.

6.    Abra espaço para o envio de feedbacks

Ao permitir que seu cliente compartilhe pontos positivos e negativos do seu atendimento, será mais fácil corrigir as falhas e potencializar os acertos. Afinal, ninguém melhor do que ele mesmo para apontar o que pode ser melhorado no seu negócio. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação ou até mesmo um bate-papo casual, dependendo da situação.

7.    Invista em um sistema de atendimento multicanal

Quanto mais canais de atendimento você oferecer ao cliente, mais ele perceberá a facilidade que tem para entrar em contato com você. Entretanto, se não forem bem gerenciados, esses canais poderão prejudicar a imagem da sua empresa ao invés de favorecer.

Por isso, contar com um sistema de atendimento multicanal é a solução para qualquer segmento de negócio. Por meio dele, fica muito mais fácil fazer um atendimento via WhatsApp eficaz, além de ser possível controlar os chamados de todos os outros canais em um único sistema, garantindo mais facilidade na hora de atender o cliente.

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