10 inovações da Inteligência Artificial no marketing digital

Publicado por ASC Brazil | 2 de dezembro de 2019 | Destaque,Inteligência Artificial

Não é novidade que a Inteligência Artificial (IA) já está na área e que veio pra ficar, revolucionando todas as formas de produzir e se relacionar da espécie humana, impactando diversos setores, inclusive o do marketing digital. A expectativa de quem estuda a questão tecnológica é de que, ao longo dos próximos anos, vamos ter modificações tão marcantes, a ponto de várias profissões conhecidas passarem a ser irrelevantes, enquanto outras funções, que quase ninguém imagina, venham a existir. A IA está sendo tratada como a próxima Revolução Industrial, o que não é pouca coisa!

O marketing digital será com certeza uma das áreas que mais sofrerão impacto com tudo o que está vindo por aí. As ferramentas de IA prometem substituir as pessoas em muitas tarefas e até superar a produtividade dos seres humanos, criando novas formas de promover marcas e dando origem a ramos de negócio hoje ainda não imaginados. Nesse artigo você vai conhecer inovações propiciadas pela IA que vão impactar muito na maneira de fazer marketing digital.

1. A criação de conteúdos

A IA deverá aprofundar os processos de curadoria de conteúdo, que é o processo de coleta e organização de informações sobre um determinado tópico. Podem ser criados com ajuda da IA vários tipos de conteúdo a partir de histórias, relatórios, dados etc. E a partir desses dados clientes serem brindados com informações sobre produtos que eles tenham buscado, através de IA.

Plataformas como a Wordsmith já estão deixando o nome no mercado, ao oferecerem narrativas legíveis, construídas a partir da coleta de dados. Pesquisas apontam que mais ou menos 20% dos conteúdos de marketing disponibilizados atualmente foram produzidos utilizando IA, fazendo com que o sistema de recomendação das marcas ganhe peso cada vez maior nas receitas.

2. Previsão de negócios futuros

A IA atua monitorando todos os passos dos clientes, sejam já convertidos ou potenciais, e registrando dados, informações, perfis, enfim todo o histórico, que será analisado e ajudará a compor um quadro das possíveis perspectivas envolvendo o rumo e as iniciativas a serem tomados pelas marcas. A IA pode utilizar esse conhecimento para entender as necessidades dos clientes, organizando-os por linhas de ação possíveis. Em suma, se torna um recurso cada vez mais relacionado às estratégias de marketing. E que vai ganhando mais importância na visão dos gestores, que vão demonstrando a tendência de intensificar o uso desse tipo de atuação da IA em suas tomadas de decisão.

3. Utilização de chatbots

Eles já vêm sendo usados por várias empresas e propiciando bons resultados na substituição de seres humanos. Isso porque apresenta várias vantagens sobre eles, como poder atender mais de um cliente ao mesmo tempo e ao longo de 24 horas, sem intervalo. A tecnologia de IA que está na base dos chatbots permite também o armazenamento de um número infinito de dados, que são cruzados, processados e utilizados durante o contato com clientes.

Principalmente quando atuam em chats ou em qualquer ambiente de mensagens por texto; apresentam também o lado positivo de não serem identificados como máquinas, o que pode prevenir contra eventual desconfiança por parte das pessoas mais tradicionais, que valorizam o contato com seres humanos. É claro que, em certos ramos de atendimento muito específicos, a presença de alguém de carne e osso ainda é mais eficaz, mas não duvide que o aperfeiçoamento dos chatbots chegue em algum momento a preencher também essa lacuna.

4. Pesquisas por voz em alta

Especialistas acreditam que já no próximo ano metade das buscas ocorrerá através de voz. Não é à toa que gigantes como Google e Apple já trataram de desenvolver dispositivos voltados para facilitar essa modalidade de busca. O uso cada vez maior desse recurso vai impactar as ações de marketing, já que os profissionais vão ter que otimizar seus conteúdos buscando criar palavras-chave de cauda longa, que sejam compatíveis com a voz.

Além disso, como é muito comum que as pessoas busquem através de frases interrogativas, será necessário criar um padrão de respostas a essas indagações mais frequentes. Imagine, por exemplo, uma busca por uma filial de loja mais perto. É provável que o usuário use expressões como “próximo daqui” ou “nível x de preços”. São buscas que dizem respeito a aspectos pessoais, de forma que as ferramentas de busca por voz terão que rastrear dados, como lugar e padrão de compra (nos exemplos acima), para oferecerem as alternativas mais adequadas. Os SEOs vão ter que ser atuantes em suas estratégias, mais do que nunca.

5. Foco no que interessa

Um dos grandes problemas presentes nas estratégias de marketing é que nem sempre é fácil detectar aqueles clientes que podem de fato chegar ao objetivo final de concretizar a venda. O que significa que boa parte dos esforços é desperdiçada com clientes que não demonstrarão maior interesse pelo seu produto.

A IA tem sido bastante utilizada para mudar esse quadro, pois com ela é possível aplicar o Lead Scoring, uma metodologia que, baseando-se em elementos como o comportamento do cliente e sua posição no percurso da compra, permite definir quem realmente está disposto a comprar. Os leads “quentes” ou “hot”, como são chamados aqueles que apresentam potencial de concluir negócios, passam então a ser alvo mais intenso das estratégias de marketing. A IA ajuda a evitar, assim, uma perda preciosa de tempo e recursos.

6. De olho nos sinais semânticos

Uma das mais importantes inovações em estratégias de marketing propiciadas pelas ferramentas de IA são as pesquisas semânticas, que consistem na formação de perfis a partir da interpretação de dados capturados, sendo possível identificar contextos como pano de fundo de contatos entre um cliente e uma marca, bem como deduzir possíveis intenções de um usuário.

A IA faz isso buscando a relação entre palavras e frases numa consulta. Entre outras coisas, essas ferramentas incluem como objeto de análise tópicos como a hora habitual de consulta de um cliente, eventuais padrões na sua forma de escrever e costumes característicos de determinado grupo ou região.

Muitas empresas já vêm empregando técnicas próprias de busca semântica, através de práticas como indexação de termos que façam seu conteúdo chegar mais facilmente a um público determinado ou a utilização de palavras-chave, que permitirão que suas publicações na internet sejam acessadas de forma mais imediata por quem estiver buscando produtos ou serviços congêneres. São, enfim, maneiras de interpretar sinais para chegar naquilo que de fato o cliente deseja.

7. Diminuindo o tempo de carregamento da sua página

No ritmo cada vez mais acelerado em que ocorrem as transações on-line, é fundamental estar em dia com o quesito rapidez. Um tempo longo para acesso a uma página é um pecado grave na ciranda digital, punido com a fuga do cliente para outras marcas que se mostrem mais eficientes quanto a isso.

Uma boa solução que tem sido implementada é a tecnologia AMP (Accelerated Mobile Pages), desenvolvida pelo Google para viabilizar que páginas sejam carregadas mais facilmente. Tornar seu ambiente digital compatível com essa tecnologia permite que sua marca fique entre os primeiros classificados na busca do Google, o que hoje é fundamental para que o cliente fique mais próximo do seu produto.

8. Economia de tempo e dinheiro

Já pensou em quanto tempo você já gastou fazendo pesquisas, entendendo o mercado digital e até tomando contato com experiências vividas por outras marcas? Muito desse lado trabalhoso pode ser realizado por ferramentas de IA, que conseguem trabalhar com dados e informações de maneira muito mais rápida e eficaz, liberando você e sua equipe para traçar estratégias mais ousadas e visionárias para seu nicho de negócio.

O mesmo raciocínio vale para os recursos que você costumava utilizar ao conhecer o terreno em que estava pisando. Os gastos com horas extras e gratificações do seu pessoal e também às vezes financiando projetos e pesquisas também tendem a se reduzir, na medida em que muitas ferramentas de IA não só realizam o trabalho de captura e processamento dos dados, como também podem definir a melhor estratégia. Em alguns casos até mesmo realizando os procedimentos estratégicos, sem que seja necessário que você esteja à frente das decisões.

9. Melhora do rendimento com e-mails de investida

O uso de e-mails direcionados a prováveis clientes ainda ocupa uma parcela importante das estratégias de marketing digital. Assim, dá pra imaginar que existe uma taxa de perda, com e-mails que não oferecem retorno, afinal convenhamos que, no emaranhado de mensagens que os usuários recebem, não é muito fácil animar os potenciais clientes a acessar tudo o que chega.

Com o trabalho da IA, selecionando os clientes, identificando o tipo de estratégia que mais poderia seduzi-los, enviando as mensagens nos horários onde a chance de atenção seja maior, aproveitando os perfis de clientes com suas características próprias, e muitas outras formas de aumentar a chance de boas respostas, o marketing empregando e-mails torna-se uma tarefa bem mais lúcida e bem menos errante, além do fato de liberar os gestores de várias práticas preliminares, que passam a ficar a cargo das ferramentas de IA.

Conclusão

Apesar das muitas possibilidades futuras e de já atuar de forma relevante para as estratégias de marketing, a IA ainda é um processo em andamento. Mas o que deve vir pela frente pode ser tão impactante para a comunicação das empresas que provavelmente vai exigir que vários atores envolvidos se repaginem, desde os profissionais que batalham para tornar a marca sempre visível até os próprios consumidores, que de alguma forma passarão por um processo de aprendizado sobre as possibilidades gradualmente reveladas pela IA e se tornarão um tipo de cliente diferente. É esperar pra ver o que o futuro reserva!

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