Como os bots têm revolucionado a interação entre marcas e clientes

Publicado por ASC Brazil | 29 de julho de 2019 | Chatbots,Destaque

Já pensou em como você pode melhorar a experiência do seu usuário  e ao mesmo tempo reduzir os custos do seu negócio? Com os bots isso é possível!

Segundo a equipe digital da McKinsey, empresa de consultoria empresarial americana, um software de automação que usaram como exemplo, reduz horas de trabalho manual em determinadas funções em diversos setores, entre 20% e 40%. 

Entretanto, é preciso muita pesquisa e planejamento para elaborar estratégias moldadas à marca de seus clientes. 

Só assim você conseguirá entender o público de cada um e adaptar o tipo de relacionamento que o bot manterá para os resultados serem assertivos.

Mas antes de tudo, vamos entender um pouco mais sobre o que são chatbots. 

Definição de chatbot

Também conhecido como bots, a tecnologia é nada mais que um robô com função de realizar atendimentos ao cliente. 

Ele executa diversas tarefas, desde automatizar funções repetitivas que saem caro para as empresas e comprometem a produtividade dos colaboradores, até questões mais complexas.

É possível configurar o chatbot para manter a conversa por meio de fluxogramas, onde a ferramenta responde a perguntas e opções padrão. 

E para facilitar ainda mais, o mecanismo não está limitado apenas a conversas textuais por meio de chats, mas também é capaz de criar agentes virtuais que interagem com as pessoas por meio de voz.

Vamos a um exemplo simples: uma pessoa deseja fazer um pedido em um restaurante. Basta fazer uma ligação para o local e responder às perguntas da assistente virtual que anotará o pedido.

Mas caso a pessoa prefira realizar o pedido por mensagem, o restaurante também pode dispor de um atendimento automatizado via WhatsApp.

Chat unido à inteligência artificial (IA)

Melhor que os bots simples, que só respondem perguntas padrões, os bots que utilizam inteligência artificial são capazes de aprender a responder novas perguntas.

Sendo assim, a interação com as pessoas melhora e proporciona um atendimento ainda mais humanizado. 

Isso acontece, pois o programa passa a usar diversas fontes de dados para aperfeiçoar o seu comportamento, como informações sobre histórico de compras dos clientes e sobre os produtos e serviços, por exemplo. 

Vantagens do chatbot

A redução de custos é um dos principais motivos pelo qual as empresas buscam implementar os bots, pois com o processo de automação no atendimento, a diminuição da equipe é inevitável.

Entretanto, essa é apenas uma das vantagens da tecnologia. Confira outros benefícios de investir nos chatbots.

Melhorar os processos internos

Além dos clientes, os funcionários também poderão interagir com os robôs para otimizar funções internas.

Os bots poderão auxiliar os colaboradores em determinados serviços para que eles fiquem focados em questões mais complexas.

Atendimento dinâmico e personalizado

A experiência do cliente é um dos pilares para qualquer tipo de ação positiva vinda dele, principalmente quando envolve o atendimento, que pode definir como a marca será vista pelo público.

Por esse motivo, as estratégias precisam ser pensadas e adaptadas para satisfazer as necessidades dos consumidores da maneira certa.

Pensando nisso, o bot tem papel fundamental no processo. Ele consegue armazenar informações importantes sobre o consumidor e todo o histórico de interações dele com a empresa.

Assim, o atendimento se torna ágil, personalizado e efetivo.

Relacionar com leads e clientes

Por ser uma ferramenta que auxilia na comunicação, o chatbot é indispensável para fortalecer interações e também para fidelizar clientes.

Ele auxilia o cliente a efetuar compras, solucionar problemas, tirar dúvidas, além de promover uma interação diferente de outras marcas por ser personalizado.

Além disso, a tecnologia pode oferecer conteúdos informativos e aumentar os resultados como no marketing digital, que utiliza ferramentas de marketing digital para atrair potenciais clientes.

Auxiliar na jornada de compra

A ferramenta pode ser importantíssima na jornada de compra! 

Imagine que um cliente navega pelo site de determinado e-commerce fora do horário de atendimento e fica com uma dúvida sobre um produto.

Sem a resposta, ele pode desistir da compra ou simplesmente procurar a concorrência.

O chatbot é essencial neste momento, pois está disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana, podendo auxiliar a pessoa.

Por todas essas e outras vantagens, vale a pena pensar nos prós da tecnologia para implementá-la em seu negócio!

Você tem mais alguma dúvida sobre o uso de chatbots? 

Conheça nossa Atendente Virtual, a Sofia. Faça um experimento e fale com ela logo abaixo!


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