Como aumentar as vendas e obter mais clientes com o Atendimento Multicanal

Publicado por ASC Brazil | 3 de dezembro de 2018 | Atendimento Multicanal,Destaque

Vamos ser realistas, a maneira como os varejistas se conectam com os consumidores nunca foi tão diversificada quanto é hoje. As empresas não dependem mais apenas de lojas físicas, pois podem acessar um público online mais amplo. E as opções disponíveis online também estão evoluindo, proprietários de lojas podem alcançar ainda mais clientes através da venda multicanal.

A venda multicanal refere-se à venda de produtos em mais de um lugar. Por exemplo, você pode ter uma loja online, vender seus produtos em um mercado online e ter um botão de compra na sua página do Facebook.

Existem muitas estratégias diferentes para gerar mais vendas através da venda multicanal. Nesta postagem do blog vamos nos concentrar em como vender em mercados online e analisaremos:

  • Por que você deve vender em vários canais
  • Algumas desvantagens para ter em mente
  • Mercados online populares
  • Como decidir qual mercado é ideal para você

Por que você deve vender em vários canais

A venda de produtos online dá a você a chance de alcançar um público global. Mas obter o nome da sua marca lá fora não é fácil quando existem centenas de milhares de outras lojas visando o mesmo cliente.

Furar um canal de vendas pode estar limitando suas chances de ser descoberto e ganhar mais dinheiro. Felizmente, a venda multicanal pode ajudá-lo a resolver este problema:

  • Aumento do alcance do cliente: Você pode ter um site lindamente projetado e oferecer produtos de alta qualidade, mas se ninguém se deparar com a sua loja, você terá dificuldade em fazer mais vendas. No entanto, se você vender seus produtos em seu site e também listá-los em vários marktplace, a marca e o alcance do produto poderão aumentar significativamente.
  • Oferecendo uma experiência de compra conveniente: Pessoas possuem hábitos de compra, quanto mais você conhece a jornada do seu usuário, mais compras da maneira que seja baseada em seus interesses. Se eles estão acostumados a fazer compras na Amazon, fazer um pedido no eBay ou no Alibaba pode parecer muito trabalhoso. Por estar onde seus clientes estão, você está tornando sua experiência de compra mais fácil e agradável.
  • Ajudando você a entender melhor seu público: A venda em vários canais de atendimento dá a você a chance de reunir mais informações sobre seus clientes e seus hábitos de compra. Mais tarde, você poderá usar esse conhecimento ao elaborar suas campanhas de marketing ou de vendas ou até decidir qual canal de vendas deve ser seu próximo alvo.

As desvantagens da venda multicanal

A venda em vários canais diferentes pode ajudar você a gerar mais vendas. Mas com novos canais de vendas vêm algumas desvantagens e responsabilidades extras. Aqui estão alguns que você precisa conhecer:

  • Regras e restrições. Cada mercado tem suas próprias regras que você deve cumprir. Às vezes, isso significa que você não pode marcar sua loja da maneira que deseja ou pode não conseguir vender os produtos desejados.
  • Inventário. O gerenciamento de inventário pode ficar difícil ao vender em vários canais. Você precisa ter produtos suficientes para cada um e entregar todos os pedidos no prazo.
  • Taxas. Muitos mercados exigem que você pague taxas. Estes podem variar de estado para estado e para uma porcentagem de cada venda.
  • Configurando e acompanhando. Todo mercado é um pouco diferente. Então, configurar cada um, entender como funciona e mantê-lo pode levar um pouco do seu tempo.
  • Impostos: gerenciar seus impostos pode ficar complicado, pois você terá que puxar e manipular os dados de cada canal de vendas.

Mas, é claro, esses obstáculos podem ser superados e valem o tempo e o esforço com a estratégia correta.

Mercados online populares

Agora vamos dar uma olhada em alguns dos mercados mais populares que você deve considerar e começar a vender. Isto não é de forma alguma uma lista exaustiva.

Existem inúmeras outras opções, então use isso como um insights para pesquisar mais a respeito.

A Amazon é uma gigante do mercado online que possui mais de 310 milhões de clientes ativos e recebe mais de 197 milhões de visitantes únicos por mês. Em 2017, esse mercado gerou U$ 178 bilhões em vendas líquidas, U$ 42 bilhões a mais do que no ano anterior. Além disso, a Amazon detém 49,1% de todos os gastos de varejo online nos países que ela atende e 5% de todas as vendas no varejo.

Se você quiser ser bem sucedido como a Amazon, em primeiro lugar, você precisa seguir cuidadosamente as orientações do vendedor. Aqui estão alguns pontos importantes que você deve estar ciente:

  • Os pedidos devem cumprir os prazos de envio
  • As perguntas do cliente devem ser respondidas dentro de 24 horas
  • Informações de rastreamento devem ser repassadas ao seu cliente
  • Tem de haver pelo menos uma foto do produto com um fundo branco

A Amazon tem dois planos para vendedores: Individual e Profissional. O plano individual não tem taxas mensais e é ideal para pequenos comerciantes que planejam vender menos de 40 itens por mês. O plano profissional custa U$ 39,99 por mês e é destinado a vendedores experientes e de alto volume.

Este mercado tem taxas por item, o que significa que você será cobrado uma determinada taxa por cada item vendido, dependendo da legislação de cada país. O valor exato depende do tipo de produto vendido e se você tem um plano individual ou profissional.

Conseguiu compreender que Multicanalidade é muito mais que atendimento, ela pode gerar receitas para sua empresa. Confira agora mesmo uma demonstração.

Assista uma Demonstração Gratuita

Comentários

comentarios

Entre em contato

Fique a vontade para entrar em contato e tirar suas dúvidas.


Whatsapp

Clique para utilizar o Whatsapp Web ou cadastre o número no seu telefone:
Abrir Whatsapp Web QR Code

(34) 3257-6000

SMS

Para falar conosco via SMS, adicione aos contatos de seu telefone este número:

(11) 99730-3704

Multicanalidade
Facebook
BotTelegram